Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O investigador Raimundo Nonato Machado, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), se entregou à Delegacia Geral neste domingo, 20/8, após se envolver em um caso de tentativa de homicídio ao entregar sua arma para a companheira Jussana Machado que atingiu o advogado Ygor Colares com um tiro e antes disso havia agredido uma babá.
Leia também: Policial que incentivou mulher a agredir outra vai responder como coautor das agressões
“Nos autos se verifica que o representado participou diretamente do crime de tentativa de homicídio contra a vítima e a a babá ao entregar a sua arma para a sua esposa, que não conseguiu consumar o crime pois o seu braço foi empurrado no momento que acionou o gatilho da arma”, em decisão judicial proferida pelo juiz Alcides Filho.
Em nota, a polícia assegurou que não compactua com desvios de conduta de seus servidores, afirmando que todas as transgressões são investigadas. A polícia reforça que colaborará com a Justiça no processo de investigação e cumprimento da pena.
“A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que o investigador Raimundo Nonato Machado se apresentou, na manhã deste domingo (20/08), na Delegacia Geral, situada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, passou por exames de corpo de delito e seguiu para carceragem, onde ficará à disposição da Justiça. PC-AM afirma, ainda, que não compactua com qualquer desvio de conduta de seus servidores e assegura que todas as transgressões administrativas são apuradas”
Nota da Polícia Civil do Amazonas
O crime
A tentativa de homicídio que envolveu o investigador Raimundo Nonato Machado ocorreu em um condomínio na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. O investigador entregou sua arma à esposa, que atirou contra o advogado.
A briga iniciou quando a babá da vítima passou ao lado do casal na saída do elevador do condomínio, resultando em agressões verbais e físicas. O advogado tentou intervir e controlar a situação, quando a mulher do policial atirou em sua direção, atingindo-o na panturrilha esquerda. O investigador já havia sido demitido da Polícia Civil em 2010 e seu envolvimento em situações de atrito com vizinhos também foi citado.
Em um vídeo que circula pelas redes sociais, Machado é flagrado na noite de sexta-feira, 18/8, entregando sua arma à esposa, Jussana Machado, que atirou no advogado Ygor de Menezes Colares e agrediu a babá Cláudia Gonzaga de Lima, durante uma briga em um condomínio na zona oeste de Manaus.
Prisão preventiva
A prisão preventiva de Raimundo Nonato Machado foi decretada neste sábado, 19/8 com a constatação do envolvimento direto do investigador no crime, ao entregar a arma para sua esposa que atirou contra a vítima.
A prisão foi baseada em fortes indícios de autoria e materialidade do crime, bem como fundamentada nos requisitos legais de garantia da ordem pública, ordem econômica, instrução criminal e aplicação da lei penal. As imagens de segurança do condomínio registraram a sequência de eventos que culminaram na tentativa de homicídio.