Redação Rios
MANAUS (AM) – Toma posse nesta quarta-feira, 7/2, a nova diretoria do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD) Fiocruz Amazônia. A pesquisadora Stefanie Lopes, eleita em novembro de 2023, será empossada como a nova diretora da instituição, para o biênio 2023-2025.
Além dela, as vices-diretorias de Pesquisa e Inovação (VDPI); de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC); e de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGDI). A solenidade será realizada a partir das 9h, no salão Canoas, na sede da Fiocruz Amazônia, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
Leia também: MEC divulga nesta terça-feira resultado da 1ª chamada do Prouni 2024
Sobre a empossada
Stefanie Lopes é pesquisadora em Saúde Pública no ILMD/Fiocruz Amazônia. Se formou em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002), onde realizou mestrado (2008) e doutorado (2012) em Genética e Biologia Molecular.
Sua principal área de pesquisa é a biologia de Plasmodium vivax, com foco na compreensão do significado biológico de fenótipos citoadesivos desta espécie de Plasmodium.
Também foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO), de 2018 a 2022. E ocupou a vice-diretoria de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, nos últimos dois anos.
*Com informações da assessoria