Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A praia do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da cidade, teve sua interdição anunciada nesta segunda-feira, 2/10, pelo prefeito de Manaus, David Almeida, por um período de 90 dias. A medida visa garantir a segurança dos banhistas contra afogamentos e faz parte das ações administrativas para enfrentar a seca no município.
“É importante a conscientização de todos, a segurança de todos”, ressalta o prefeito.
De acordo com laudos e relatórios que comprovaram a imprópria condição da praia, a cota da água está abaixo de 16 metros, justificando a necessidade da interdição. O prefeito, David Almeida, assinou o decreto 5.694, declarando situação de emergência na cidade.
“A cota que está abaixo de 16 metros e se faz necessário a interdição por 90 dias, mas pode prolongar ou diminuir esse prazo em função da severa estiagem. A partir de hoje a praia está interditada para os banhistas”, disse David Almeida.
O monitoramento da praia e das condições de banho tem sido intensificado, com a colaboração do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM).
Apesar da interdição, o trecho de areia permanece acessível para atividades esportivas e de entretenimento, assim como o calçadão e outras estruturas do complexo turístico. Placas de aviso foram instaladas para informar aos frequentadores sobre a interdição temporária da praia.
Auxílio às comunidades
Além da interdição da praia de Ponta Negra, também foram anunciadas medidas de auxílio às comunidades afetadas pela seca severa deste ano, em uma ação integrada entre as secretarias da prefeitura de Manaus.
Mais de 1.500 famílias afetadas pela vazante do rio serão beneficiadas com a distribuição de alimentos e galões de água. Serão entregues 220 bombonas com 11 mil litros, 50 galões com 3.500 litros e 300 galões com 6 mil litros de água em 19 comunidades da região. Essas ações visam amenizar os impactos da estiagem e garantir o bem-estar das famílias afetadas.
A distribuição será realizada com uma balsa que sai da praia da Ponta Negra para atender as comunidades ainda nesta segunda-feira.
“Nós estamos trabalhando para minimizar o sofrimento da população ribeirinha, a Prefeitura vai chegar em cada braço de rio, igarapé ou córrego” , disse David Almeida.