Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com a aproximação das eleições municipais, os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus estão intensificando suas campanhas nas redes sociais com quantias expressivas para anúncios online. De acordo com dados da Biblioteca de Anúncios do Meta, sete dos principais pré-candidatos já investiram juntos mais de R$ 415 mil em publicidade no Instagram e Facebook em 2024.
Um levantamento do Portal RIOS DE NOTÍCIAS identificou todos os gastos com publicidade no Instagram e Facebook em 2024, abrangendo o período de janeiro até 22 de junho deste ano. O valor total foi de R$ 415.370,00 dividido entre os sete pré-candidatos que mais aparecem nas pesquisas eleitorais.
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O candidato Alberto Neto, do PL, lidera os investimentos com um gasto total de R$ 108.560,00 em anúncios nas redes sociais. Alberto tem apostado em sua presença online para alcançar eleitores e divulgar suas propostas. Em março, ele investiu mais de R$ 10 mil em anúncios para uma postagem com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarando apoio à sua pré-candidatura.
Marcelo Ramos, do PT, aparece em seguida com um gasto de R$ 88.298,00. O petista, que já foi deputado federal pelo Amazonas, utiliza as redes sociais para ampliar sua base de apoio e tecer críticas aos seus adversários.
Ramos perdeu duas ações na Justiça Eleitoral por conteúdos negativos impulsionados, sendo obrigado a apagar as postagens sob pena de multa. Em uma postagem em que faz um “react” a Amom criticando a “velha política”, Ramos gastou aproximadamente R$ 2.700,00 em tráfego pago.
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O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) investiu R$ 72.010,00 em anúncios. Barreto busca aumentar sua visibilidade e engajamento com seus eleitores, já que figura entre o 6º e 7º lugar na maioria das pesquisas. Sua estratégia inclui anúncios sistemáticos, com valores médios de R$ 199,00 a R$ 299,00 por publicação. Em alguns casos, o investimento é maior, como em uma publicação sobre uma rodada de conversa com o candidato, que foi anunciada com cerca de R$ 3 mil.
Roberto Cidade (União) destinou R$ 52.595,00 para publicidade nas redes sociais, enquanto o prefeito David Almeida, do Avante, investiu R$ 47.534,00. Ambos os candidatos têm explorado as redes sociais como uma ferramenta essencial para a campanha, visando alcançar um público mais amplo e diversificado.
Os maiores gastos de Cidade envolvem publicações que destacam suas propostas, como um post sobre armar a Guarda Municipal de Manaus (GMM), em que investiu mais de R$ 3,5 mil. Outros posts que denunciam falhas e problemas da gestão municipal tem feito investimentos de R$ 1.000,00 a 1.500,00 por anúncio.
Almeida investe mais em vídeos sobre as entregas da atual gestão, com gastos de R$ 399,00 a R$ 799,00 por postagem. No entanto, em algumas postagens específicas, como a da inauguração do quinto “Prato do Povo” em Manaus, ele investiu R$ 2 mil. O recorde de gasto foi um vídeo que mostra um jacaré se alimentando de um peixe no Parque do Mindu, em alusão à melhora da qualidade da água após a instalação das ecobarreiras da prefeitura, no qual foram investidos aproximadamente R$ 5 mil.
Amom Mandel (Cidadania) gastou R$ 32.694,00 em anúncios, utilizando as plataformas digitais para fortalecer sua imagem, divulgar suas propostas e criticar as ações da Prefeitura de Manaus.
Em vídeos de denúncias contra a atual gestão, Amom investe cerca de R$ 500,00 por post. Em exceção, de duas publicações que receberam valores vultosos em anúncios: uma fala sobre sua rotina como deputado federal em Brasília, com R$ 1.500, e outra é um vídeo que vem circulando nas redes sociais abordando a “velha política”.
No vídeo, o deputado menciona a idade média dos envolvidos em escândalos de corrupção, buscando quebrar a objeção de ser um político de 23 anos concorrendo à prefeitura de uma das maiores cidades do país. Nessa publicação, Amom gastou cerca de R$ 2.700 em impulsionamento.
Por fim, Maria do Carmo (NOVO) registrou um investimento de R$ 13.679,00. Embora seja a que menos gastou entre os principais candidatos, Maria do Carmo tem focado em uma campanha digital estratégica, baseada no empreendedorismo e na gestão municipal eficiente.