Alita Falcão – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em entrevista à Rede Rios de Comunicação, o senador Plínio Valério, que é presidente do PSDB no Amazonas, confirmou o nome do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) para concorrer ao cargo de prefeito de Manaus nas eleições deste ano pela federação PSDB/Cidadania.
“O Amom é o candidato da federação e a ideia é lançar sua pré-candidatura agora depois do Carnaval”, disse o senador ao Portal Rios de Notícias.
Leia também: Amom diz que abordagem policial em blitz está relacionada à denúncia feita na PF
Em um vídeo publicado em suas redes sociais no final do ano passado, Amom teria dito que não seria mais candidato, por questões pessoais. Pouco tempo depois, ‘estourou’ na imprensa nacional um dossiê, de fonte não revelada, no qual aponta o possível envolvimento do atual prefeito David Almeida (Avante) e do governador Wilson Lima (UB) com organizações criminosas.
Leia também: Candidatura de Amom Mandel será definida até fevereiro, diz Plínio Valério
O documento chegou ao deputado federal por meio de denúncia anônima e foi encaminhado à Polícia Federal. Segundo Amom, o fato gerou retaliação por parte da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), pasta que ele acusa de perseguição.
Esse teria sido o motivo que o fez cogitar a não se lançar candidato no próximo pleito. Decisão descartada posteriormente pelo próprio deputado.
Prestação de contas
Durante a entrevista, o senador Plínio Valério também fez uma prestação de contas do seu mandato. Ele destacou as ações à frente da CPI das ONGs, as principais leis aprovadas e um balanço de suas ações no interior do Estado, principalmente na fiscalização do cumprimento de recursos destinados por emendas parlamentares.
Plínio é senador pelo PSDB Amazonas desde 2019, foi deputado federal e foi eleito quatro vezes para vereador de Manaus.