Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Foi uma grande responsabilidade”, disse a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Yomara Lins (PRTB), sobre ter sido a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita de Manaus em exercício. A capital amazonense nunca elegeu uma representante feminina para comandar a prefeitura.
Em entrevista ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, a parlamentar ficou “admirada” e “impactada” ao saber que uma mulher nunca assumiu o comando do executivo municipal. “Então, eu estive ali para provar que as mulheres podem estar onde elas querem estar”.
“Foi uma grande honra de saber que as mulheres estavam se espelhando em mim. Então, eu resolvi sair do gabinete e ir às ruas para mostrar que nós mulheres podemos estar em qualquer lugar que nós quisermos. Podemos fazer tão bem quanto os homens fazem. Nós podemos estar na frente coordenando as equipes e dando o nosso melhor”
Yomara Lins, vereadora
Mulheres na política
O número reduzido de mulheres na política foi um dos pontos levantados pela vereadora Yomara Lins. Do total de 41 cadeiras, a 18ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus conta com apenas quatro parlamentares mulheres.
Diante desta realidade, a vereadora defendeu a maior participação feminina nos espaços legislativos como forma de aumentar o volume de políticas públicas destinadas às mulheres. “Não que os homens não estejam fazendo isso, mas as mulheres sabem exatamente o que precisamos”.
“Precisamos aumentar o quantitativo de mulheres na política. Trabalhar com as mulheres para que elas venham gostar de política e venham participar. Assim, vamos poder colocar a voz feminina na Câmara para que a gente venha atuar nas políticas públicas para as mulheres, capacitando e melhorando o quantitativo”
Yomara Lins, vereadora
Infraestrutura e CPI da Águas de Manaus
A vereadora também é vista constantemente envolvida em serviços de infraestrutura. Após o impacto das fortes chuvas em Manaus, a vereadora ressaltou a necessidade do reparo constante na estrutura urbana.
“O vereador tem que estar no gabinete, na Câmara, mas ele precisa também estar nas ruas, mostrando, fiscalizado e acompanhando. Indo nas comunidades para receber as demandas para que elas sejam colocadas em prática”, enfatizou.
Em relação à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, a vereadora Yomara Lins informou que na segunda-feira, 24/4, participou de reunião para acompanhar de perto sobre índices de saneamento básico da cidade como a taxa de esgoto. “Estamos acompanhando para verificar o que pode melhorar para o consumidor”, finalizou.
Confira a entrevista: