Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito do município de Borba (AM), Simão Peixoto (PP) foi afastado do cargo, nesta terça-feira, 9/1, por suspeita de manipular testemunhas em investigação que mira desvio de recursos para compra de merenda.
Ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Polícia Federal informou que a prisão de Simão Peixoto ainda não foi cumprida em razão da ausência dele no município de Borba, onde foi deflagrada a operação. Advogados do investigado afirmam que ele deve se apresentar à sede da Polícia Federal até o fim do dia desta terça-feira.
O mandado judicial, cumprido pela Polícia Federal, estabelece que ele seja afastado por 180 dias das funções públicas. A Operação Voz do Poder realizou nesta manhã diversas diligências para a coleta de provas em Manaus e Borba.
O objetivo da operação é o cumprimento do mandado de prisão contra Simão por manipular servidores em investigação que apura desvio de recursos para a compra de merenda escolar durante a pandemia da Covid-19, em 2020.
As investigações apontam que o kit de merenda escolar continha quantidades inferiores de carne de boi em relação ao volume contratado. Também foi identificado a falta de charques, falsificação nos recibos de entrega, e pagamentos sem documentação.
Após os indícios de que Simão Peixoto teria convocado servidores para uma conferência em vídeo chamada para esclarecimentos a respeito da investigação, foram determinados o afastamento do cargo e o mandado de prisão.
Na reunião virtual, Simão teria oferecido assistência jurídica e custeamento de aeronave, a partir de recursos da prefeitura. A ação foi identificada pela investigação como uma manobra de Peixoto para interferir nos depoimentos dos servidores.
Prefeito polêmico
Em março de 2023, Simão Peixoto foi preso pela primeira vez em outra operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Na época, o Ministério Público informou que a investigação era sigilosa e não deu maiores detalhes sobre o caso.
Além disso, Simão já tinha se envolvido em polêmica com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), quando desferiu um soco contra o parlamentar que cumpria agenda no município de Borba durante as eleições de 2022.
Simão Peixoto ficou conhecido após realizar desafios de lutas contra desafetos políticos em eventos com torcida em vídeos que rodaram o mundo.