Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, vetou o Projeto de Lei nº 582/2021, que modificava a demarcação da Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós, nas zonas Sul e Leste da capital. De autoria do vereador Diego Afonso, a proposta havia sido aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) no final de junho, que agora retornará para nova análise.
O prefeito seguiu o parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), que identificou problemas jurídicos no projeto, apontando vícios tanto na sua tramitação quanto nos requisitos para a redução da área de conservação.
“Autorizei o veto dessa área de preservação. Agora, enviarei de volta para a Câmara analisar”, afirmou David Almeida durante a reinauguração de uma escola municipal na zona Sul.
Leia também: Denúncia: projeto de lei tenta beneficiar vereador, dono de posto de gasolina em Manaus
A proposta gerou polêmica por possibilitar a construção de um posto de gasolina em plena Área de Proteção Ambiental (APA).
Ambientalistas se opuseram ao projeto, argumentando que ele ameaçaria a preservação da natureza e a vida de animais ameaçados, como o sauim-de-coleira.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) emitiu um laudo técnico apontando que a redução da área de floresta, proposta no projeto, apresentava as mesmas coordenadas de um projeto anterior que também buscava beneficiar a empresa responsável pelo posto de gasolina.