Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Devido às denúncias de irregularidades na construção da nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade de Mudança do Clima (Semmasclima), a Prefeitura de Manaus se manifestou por meio de nota.
O novo prédio, com custo estimado em R$ 13,6 milhões, estava sendo construído dentro do Parque Municipal dos Bilhares.
Leia mais: Carreta de Apoio à Saúde inicia atendimentos em Novo Airão, no AM
O despacho do último dia 13 de junho, foi assinado pelo juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente do Amazonas, Moacir Pereira Batista, que suspendeu temporariamente a construção da obra.
“A gestão municipal esclarece que a obra está licenciada, com alienação do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano). Para a implantação do novo espaço, foram retiradas nove árvores de pequeno porte”, informa a Semmasclima.
A Prefeitura de Manaus afirma que iniciou em 2023, um processo de plantio de árvores no parque, sendo que, até o início de junho de 2024, já haviam sido plantadas 150 mudas. A previsão é que a Semmasclima realize um adensamento naquela área, chegando a um total de 300 árvores plantadas no parque, além de mais 3.085 árvores no entorno do espaço público.
De acordo com a prefeitura, o local escolhido para a construção da nova sede contém, comprovadamente, um histórico de degradação, sendo uma mancha de areia. Ainda durante as escavações, foram descobertas estruturas metálicas e restos de eletrodomésticos, como geladeiras.