Júlio Gadelha- Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após o relatório anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontar Manaus como a cidade com a maior taxa de roubo e furto de celular do país, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com os pré-candidatos a prefeito e prefeita de Manaus para conhecer suas propostas de combate à criminalidade.
Apesar de os municípios não serem os principais responsáveis pela segurança pública, cabendo ao Governo Federal e aos Estados a maior parcela das obrigações, as prefeituras devem contribuir com o planejamento urbano e a promoção de programas sociais e serviços públicos que desestimulem a violência.
Leia também: Manaus é a cidade com a maior taxa de roubo e furto de celular do Brasil
Confira abaixo as principais propostas dos pré-candidatos.
Alberto Neto: botão do pânico e inteligência artificial
O pré-candidato Alberto Neto (PL) enfatiza o uso da tecnologia como ferramenta principal para melhorar a segurança em Manaus. “A prefeitura tem que investir em tecnologia para fazer a integração com o Estado. Vou instalar botões de pânico nas paradas e nos ônibus, onde há maior vulnerabilidade e incidência de crimes de roubo e furto”, disse Alberto.
Neto propõe que todos os coletivos sejam monitorados 24 horas por câmeras com inteligência artificial e reconhecimento facial, permitindo a identificação e monitoramento de criminosos.
O pré-candidato também sugere que a população possa acompanhar em tempo real a localização dos ônibus, semelhante ao sistema do Uber, o que facilita o monitoramento pela polícia. “Precisamos de ferramentas tecnológicas para transformar nossa cidade”, conclui.
Amom Mandel: monitoramento
O deputado Amom Mandel (Cidadania), não respondeu à reportagem até o fechamento desta matéria, mas nas redes sociais ele apresentou duas medidas para a segurança na capital: o aumento do efetivo da guarda municipal e o monitoramento dos ônibus.
David Almeida: continuidade
O prefeito David Almeida (Avante) se limitou a destacar as realizações de sua gestão atual e promete continuar investindo em segurança pública. “Somos a gestão que mais investiu em segurança pública de toda a história do município”, afirmou.
Almeida mencionou a criação da Secretaria de Segurança, a formação e armamento da guarda municipal, e a expansão da frota de viaturas como algumas das iniciativas de sua gestão. Além disso, o prefeito ressaltou a importância da iluminação pública, monitoramento de ônibus com câmeras, e melhorias na infraestrutura urbana para facilitar o acesso de viaturas e serviços de emergência. “Trabalhamos para somar esforços com a estrutura de segurança de responsabilidade do Estado”, afirmou.
Maria do Carmo: aumento do efetivo e fortalecimento da Guarda Municipal
Maria do Carmo Seffair (Novo) acredita que a Prefeitura pode e deve colaborar com a segurança pública. Ela propõe valorizar a Guarda Municipal com melhores salários, concurso público, armamento e treinamento. “Reforçando esse efetivo, o Executivo municipal dará uma importante resposta à sociedade”.
Ela promete colocar guardas nas portas de escolas, unidades de saúde, terminais, praças e outros espaços públicos para zelar pelo patrimônio e proteger os cidadãos. Além disso, Do Carmo se compromete a cobrar ações mais efetivas do Estado para garantir a ordem e segurança pública em Manaus. “Infelizmente, hoje estamos à mercê dos criminosos”, afirmou.
Marcelo Ramos: programa Guarda Presente
O ex-deputado deferal Marcelo Ramos (PT) apresentou um plano para melhorar a segurança em Manaus. Ele propõe integrar as câmeras do transporte coletivo ao sistema de segurança e monitoramento da Polícia Militar do Amazonas.
Além disso, Ramos quer implementar o programa Guarda Presente, com guardas municipais em terminais de ônibus, linhas com maior ocorrência de assaltos, escolas e UBSs. Ele também planeja recuperar espaços públicos de uso coletivo como praças e quadras, e melhorar a iluminação pública. “É preciso que busquemos agir com efetividade e combater os problemas que afetam e prejudicam a população”, afirmou Ramos.
Roberto Cidade: ampliação da Guarda Municipal
O deputado estadual Roberto Cidade (União) tem como uma de suas principais propostas a ampliação e armamento da Guarda Municipal. “Hoje a guarda possui apenas 385 agentes e quase todos em trabalhos administrativos. É inadmissível que uma cidade do tamanho de Manaus não consiga contribuir, minimamente, com a segurança pública”, afirmou Cidade.
Ele planeja ampliar o efetivo com mil agentes no primeiro ano e alcançar três mil guardas ao final de quatro anos. Cidade também quer armar os agentes da Guarda Municipal e firmar um convênio com a Polícia Militar para treinamento e acesso às armas. “Temos que pensar e agir com a grandeza que Manaus e os seus problemas exigem”, declarou.
Wilker Barreto: modernização e combate à pobreza
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) acredita que a prefeitura de Manaus pode contribuir significativamente para a segurança pública, não só equipando e modernizando a guarda municipal, mas também enfrentando a pobreza e a miséria. “Nós precisamos dar dois passos para trás e entender o que leva uma cidade a ficar violenta: pobreza e miséria”, afirmou Barreto.
Ele promete recuperar as finanças do município e criar oportunidades para os jovens, assegurando acesso à escola, esportes, empreendedorismo e primeiro emprego. “Manaus é a quinta cidade mais rica do país, mas gasta mal o dinheiro”, criticou. Barreto quer equipar e modernizar a guarda municipal e devolver a saúde econômica para a cidade. “Só se combate pobreza, miséria e violência com emprego e renda”, concluiu.