Rrdação Rios
MANAUS (AM) – Com base na plataforma TSE Mulheres, que reúne dados da atuação da mulher na política e nas eleições ao longo da história do Brasil, o público feminino representa 52% do eleitorado, mas apenas 33% foram candidatas nas últimas eleições.
Esse percentual cai ainda mais quando se trata de mulheres eleitas, que correspondem a 15% dos cargos ocupados nas esferas públicas.
“É exatamente contra esse cenário que o ‘Mulheres pelo Novo’ visa fazer frente. E, no Amazonas, temos a ousada meta de tornar esse o maior projeto de estímulo à inclusão da mulher na política do Norte do país”, destacou a presidente do partido Novo no Amazonas, Maria do Carmo Seffair.
Leia também: Partido Novo abre inscrições do Processo Seletivo para escolha de candidatos a vereadores e prefeitos no Amazonas
No último final de semana, ela participou do 7º Encontro Nacional do Novo, realizado em São Paulo, capital, que reuniu dirigentes, filiados e membros com cargos eletivos de todo País.
Como única mulher a comandar um diretório, Maria do Carmo destacou que seu mandato no Amazonas será pautado na maior participação feminina na política.
“Somos a maioria do eleitorado, somos as verdadeiras líderes das nossas casas, de nossas famílias, na criação dos nossos filhos, e precisamos também estar à frente das decisões políticas da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País, porque é na política, aliada com a educação, que temos as ferramentas necessárias para se promover as verdadeiras mudanças sociais”, defendeu Seffair.
Segundo a coordenadora nacional do “Mulheres pelo Novo”, Cris Rando, o partido é hoje o que mais elege mulheres proporcionalmente.
“A média nacional de mulheres eleitas nas Câmaras, em 2020, era de 15% e, no mesmo ano, o Novo elegeu 37% de mulheres”, apontou Cris.
No Amazonas, o partido Novo conta com 16,83% de mulheres filiadas no partido. De acordo com Maria do Carmo, a meta é alcançar a cota 50 – 50. “As causas femininas serão pauta prioritária e iremos trabalhar muito fortemente as ações do “Mulheres pelo Novo”, afirmou.
Dentre as atividades planejadas estão encontros, palestras, cursos de capacitação. A expectativa é que as ações sejam iniciadas tão logo seja inaugurada a sede do partido em Manaus, prevista para este mês de outubro.
*Com informações da assessoria