Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve vir a Manaus entre os dias 16 e 17 de novembro, antes da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro. A visita à Amazônia foi um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.
Durante o seu discurso na assembleia, Lula revelou ter feito um chamado a Biden para conhecer a Amazônia. “Vamos ver se o Biden vai para a Amazônia”, disse o petista a jornalistas.
No entanto, a possível parada em Manaus é incerta, isso porque Biden pode optar por visitar Belém, no Pará, que sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em 2024.
Deste modo, enquanto a visita oficial do presidente americano não é anunciada, os preparativos já estão em andamento no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde a expectativa é de intensa movimentação durante a passagem da comitiva presidencial americana.
Leia também: Infraestrutura urbana terá R$ 1,6 trilhão em investimentos até 2033
Avião presidencial e comitiva
Por se tratar do líder mais influente no Mundo, o aeroporto da capital amazonense já prepara uma série de ações coordenadas entre diferentes órgãos governamentais e de segurança para que a visita do presidente americano ocorra sem contratempos.
O Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, deve receber uma expressiva movimentação de aeronaves da USAF nas próximas semanas, na qual está confirmada a presença do avião presidencial norte-americano Boeing VC-25 “Air Force One”, com Joe Biden.