Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O projeto Remada Ambiental chega à 97ª edição está convidando voluntários para recolher lixo das margens dos rios. A ação especial deste mês ocorrerá no dia 16 de novembro, na Marina do Davi, localizada no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Iniciado em 2016, o projeto social tem atraído cada vez mais participantes e admiradores manauaras. Para este ano, a expectativa é reunir mais de 340 voluntários.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com Jadson Maciel, fundador da iniciativa, que explicou como surgiu a ideia e os principais desafios enfrentados ao longo do tempo.
“Desde 2014, desenvolvo um trabalho comercial na bacia do rio Tarumã-açu, onde mantemos uma escola de pranchas de sup e caiaque. Percebi a quantidade de resíduos (lixo) flutuando na bacia, em maio de 2016, convidei alguns amigos ativistas para realizar uma ação de limpeza. A partir daí, decidimos fazer essas atividades mensalmente para lidar com os materiais que chegam constantemente ao rio”, explica Jadson.
Leia mais: Manaus tem seis das 20 maiores favelas do país, revela Censo
Segundo a organização do evento, os voluntários são facilmente identificados por seus coletes verdes e utilizam sacos, luvas, botes, caiaques e pranchas para realizar a coleta dos resíduos. Os encontros normalmente são realizados mensalmente.
“Nossos encontros são realizados todos os meses, e durante os períodos de estiagem promovemos duas ações mensais. O principal desafio é envolver a sociedade e conscientizá-la sobre a gravidade do problema que afeta nossos recursos hídricos, além de incentivar a criação de soluções. Em nove anos, já contamos com a participação de mais de 6 mil voluntários”, ressalta Jadson.
Além do Remada Ambiental, outras iniciativas, como a “Virada Verde” e mutirões de limpeza, acontecem em diferentes áreas de Manaus. Um dos focos principais do grupo é a Marina do Davi, que sofre com altos índices de poluição e descarte inadequado de resíduos.
“O objetivo principal sempre foi chamar a atenção para o descaso com nossos rios, tanto por parte do poder público quanto da sociedade de Manaus. Estamos lidando com materiais que levam mais de 100 anos para se decompor”, enfatiza o ele.
Novos voluntários e inscrições
O fundador do projeto convida novos voluntários a participarem das ações e contribuírem para a preservação do meio ambiente. Para o próximo evento, no dia 16 de novembro, a expectativa é superar o recorde de 340 participantes.
“A mobilização acontece por meio de grupos com link de inscrição. Participar é simples: basta acessar nosso Instagram, clicar no link disponível na bio e se inscrever. Pronto, você já estará apto a participar”, explica Jadson.
Este evento é organizado em parceria com o Sesc Amazonas. O encontro começará às 8h, com saída às 8h30 e término previsto para as 11h. As inscrições podem ser realizadas pelo link no Instagram do Remada Ambiental, e mais informações estão disponíveis pelo telefone (92) 99367-7530.