Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O skate amazonense vem se destacando com uma nova geração de skatistas, inspirados em Rayssa Leal, a campeã da etapa de Tóquio da Street League Skateboarding (SLS), a principal liga de skate street do planeta.
Na manhã desta terça-feira, 10/12, estes atletas mirins e iniciantes participaram de um torneio interno de confraternização de final de ano, no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no Mutirão, localizado entre as zonas Norte e Leste de Manaus, onde realizam os treinos.
“Nosso objetivo é realizar o torneio interno para avaliar cada aluno em sua performance em cima do skate e reunir a família de cada um, para comemorar este momento tão importante na vida destas crianças, adolescentes e jovens que amam o esporte”, destacou o treinador Ney Maciel, ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
Leia também: Das ruas para as Olimpíadas: Skate transforma vidas em Manaus
Durante o torneio houve premiações com os alunos do projeto, que tem a faixa etária de 7 a 18 anos. Os premiados foram os três primeiros nas categorias: mirim e iniciante.
Resultado – Categoria mirim: João Miguel Tavares (1º lugar); Heltor Peroba do Nascimento (2º lugar) e Pablo Alerrando Rocha (3º lugar). Categoria iniciante: Rafael de Souza Lira (1º lugar), Guilherme Castro (2º lugar) e Kemerson de Oliveira Matias (3º lugar).
O amor pelas manobras radicais pode levar para campeonatos fora do Amazonas, as promessas Rafael de Souza Lira, Andrey, Kemerson de Oliveira Matias, João Miguel Tavares (Miguelzinho) e Guilherme Castro, entre outros, alunos das escolas públicas estaduais, na faixa etária de 7 a 18 anos. Quem garante é o responsável pela preparação desta nova safra de atletas, o veterano Ney Maciel conhecido por “Ney Metal”.
“Tenho bons alunos que evoluem a cada dia de treino como o Rafael que joga futsal e foi treinar skate comigo, ele vem progredindo rápido. O Andrey, Kemerson, Miguelzinho e o Guilherme também tem potencial e levam a prática esportiva a sério. Todos os alunos do projeto são estudantes em escolas públicas”, disse Ney.
Maciel fundou a primeira escola de skate do Amazonas em 2004, desde então, escreve livros sobre o esporte e desenvolve projetos voltados para o skate. Desde 2021 até o momento está inserido no projeto ‘Mais Vida’ que treina os apaixonados pelo esporte.