Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A prova do concurso público para o cargo de Auditor de Controle Interno na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi anulada, de acordo com informe divulgado pela CMM nesta quinta-feira, 28/11.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Legislativo Municipal desta quinta, e foi feita pelo presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil). Ela se baseia em um registro feito na Ata da sala 8 da Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, localizada na avenida Itaúba, s/n, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. No local, consta uma ocorrência de rompimento de um dos lacres do malite de provas.
Leia também: Sexismo e machismo são empecilhos para ascensão na carreira federal
O obtivo da anulação é garantir a integridade do concurso público, mantendo condições iguais para os candidatos inscritos no certame, sem que haja dúvidas sobre a licitude do concurso. O Ato da Presidência n 314/2024 determina à banca organizadora, o Instituto Acesso, a apresentação de nova data para que seja realizada uma nova prova para o respectivo cargo.
A prova
No último dia 17/11 foi realizada a prova do concurso da CMM para os cargos de Ensino Médio e Superior (neste, incluindo a vaga para Auditor de Controle Interno). Um total de 13.045 candidatos estavam aptos a concorrer às 28 vagas disponíveis para o nível Médio; e 6.070 para o Superior, que dispõe de 52 vagas.
Das 19.115 que estavam aptas a concorrer às 80 vagas disputadas, 7.036 candidatos deixaram de comparecer às 21 escolas disponibilizadas para a realização das provas, o que representa 37,06% de abstenções.
Foram registrados 2.283 ausências nas provas realizadas pela manhã (nível Superior); e 4.753 candidatos ausentes nas provas da tarde (nível Médio).