Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Algo praticamente impossível no cenário nacional foi registrado no sábado, 3/8, durante a convenção que confirmou o nome do deputado estadual Cabo Maciel (PL) à Prefeitura de Itacoatiara. Apoiadores do PT se juntaram a militantes do PL no evento que confirmou o nome do deputado e da vereadora Andreia Mara (PSD) como vice na chapa.
Nas imagens, é possível ver militantes do PT chegando com bandeiras do partido enquanto os políticos discursam durante a convenção partidária realizada no município localizado na região metropolitana de Manaus. O fato dá “voz” a uma das frases mais emblemáticas da política amazonense: “boi voa”.
Leia também: Com apoio de Bolsonaro, Capitão Alberto Neto e Professora Maria do Carmo lançam coligação ‘Ordem e Progresso’
No cenário nacional, é impossível imaginar uma parceria que coloque o ex-presidente do país, Jair Bolsonaro, presidente de honra do PL e principal liderança da direita no Brasil, ao lado do atual chefe do Executivo federal, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lado a lado. Nessa que é a maior rivalidade política do país atualmente.
O apoio e presença dos militantes do PT na convenção do PL não foi formalizado oficialmente, mas o partido busca uma alternativa que vença o atual prefeito da cidade, Mário Abrahim (Republicanos) que busca a releição.
Além do apoio “por baixo dos panos” do PT à candidatura de Cabo Maciel, do PL, a coligação conta ainda com o Partido Progressista (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).
‘Boi Voa’
A lenda de que “boi voa” na política amazonense ganhou novo capítulo com a “parceria” entre PT e PL na corrida pela Prefeitura de Itacoatiara, no interior do Amazonas. O Estado registra, ao longo dos anos, diversas alianças “inimagináveis”.
A candidatura de Cabo Maciel conseguiu não apenas reunir partidos de direita e esquerda, como também uniu as siglas de maior rivalidade na política nacional, que vêm realizando embates polarizados por todo o país.