Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os bondinhos elétricos poderão voltar a circular pelo Centro de Manaus em breve. Pelo menos foi o que prometeu a gestão pública municipal no fim do mês de novembro. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS foi às ruas da capital para ouvir a opinião de especialistas e da população sobre este possível retorno.
Os bondes foram implantados em 1899 pela empresa inglesa Manáos Tramway & Light Company, com cinco rotas principais, sendo essenciais para a mobilidade urbana durante o apogeu da cidade, como explica Eliton Reis, um apaixonado pela história manauara.
“A partir da década de 1940, a falta de investimentos e a instabilidade econômica levaram à decadência do serviço, que foi gradualmente substituído por ônibus artesanais. A operação dos bondes encerrou-se oficialmente em 1957”, explicou.
Leia mais: Amazon Bus: manauaras e turistas vivem experiência interativa por pontos turísticos de Manaus
Para Eliton Reis, o retorno dos bondes terá custo muito oneroso aos cofres públicos. “É uma coisa que depende de você abrir o chão para trazer os trilhos novamente. […] Mas eu acredito ser uma bela iniciativa porque traz aquela nostalgia para a população”, disse ele.
Já o arquiteto e urbanista José Augusto Bessa acredita que do ponto de vista turístico este retorno é positivo, no entanto é necessário que o poder público faça muito mais para que ele consiga alavancar o turismo na região central da capital amazonense .
“Por trás de todo esse resgate é necessário investir em mobilidade urbana de qualidade, com eficiência em intervenções urbanas que permitam a integração da cidade das pessoas e com o ambiente. As ações nunca poderão ser pontuais ou isoladas e sim integradas”, ponderou.
Turistas e manauaras
Além da fala dos especialistas, a reportagem ouviu a população manauara e os turistas que por aqui passam sobre o possível retorno desse meio de transporte.
Adriana Martins concorda com esse retorno pois seria um atrativo turístico, principalmente para as crianças. “Até para sabermos como era antigamente. Apesar de ser mais um meio de transporte, isso pode gerar um ‘empate’ no trânsito. Eu acredito que seja turístico mesmo”, disse.
Cristóvão Abreu acredita que os bondinhos são opções que podem trazer mais mobilidade e entretenimento para a população da cidade. “É importante porque ajuda a gente a voltar ao passado. E Manaus tá precisando de novas infraestruturas”, falou.
A turista Antônia Solino vive em Natal (RN) e esteve em Manaus para uma imersão amazônica. Ela contou que já teve a oportunidade de utilizar este meio de transporte em outras cidades do Brasil, sendo que caso ele seja instalado na capital, ela retornará para acompanhá-lo.
“Esse passeio é excelente. Por exemplo, lá em Poços de Caldas, o bondinho é gratuito, ninguém paga. Ele fica na Praça Central e a gente chega lá, senta e vai passeando. E tem até uma bandinha que acompanha a gente para animar. Então, o bondinho seria muito, muito interessante para os turista”, completou a potiguar.