Redação Rios
SÃO PAULO – Diversos bombardeios na noite desta sexta-feira, 2/2, tiveram como alvo posições de grupos armados pró-iranianos no Oeste do Iraque, perto da fronteira com a Síria, informaram à AFP duas fontes de segurança iraquianas.
“Um quartel-general das facções armadas na região de Al Qaim foi alvo. Segundo informações preliminares, trata-se de um depósito de armas leves”, declarou um funcionário do ministério do Interior, sob condição do anonimato.
Leia também: Pequeno avião cai em parque de trailers na Flórida, nos EUA
Um segundo bombardeio ocorreu na região de Al Akashat, mais ao Sul, e também perto da fronteira com a Síria, contra um centro de comando das operações do Hashd Al Shaabi, uma coalizão de ex-paramilitares próxima ao Irã, segundo o funcionário.
Também sob anonimato, um encarregado do movimento Hashd Al Shaabi confirmou os dois ataques e assegurou que o bombardeio em Al Akashat deixou “feridos”.
O comando militar americano para o Oriente Médio (Centcom) confirmou ter realizado “ataques aéreos em Iraque e Síria” e especificou que os alvos foram grupos pró-iranianos e membros da força Quds, braço das operações no exterior dos Guardiões da Revolução iranianos.
Em seu comunicado, o Centcom assegurou que os bombardeios tiveram como alvo mais de 85 locais, entre eles centros de comando e de inteligência, assim como instalações de armazenamento e foguetes, mísseis e drones.
*Com informações da Agência Estado e UOL