Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANACAPURU (AM) – Queimadas estão sendo combatidas no município de Manacapuru, a 70 quilômetros da capital amazonense. A prefeitura municipal tem realizado ações para amenizar os riscos de incidentes. Além disso, os focos de incêndio trazem problemas significativos para a população, os animais e o meio ambiente. A prática de provocar incêndios em áreas de mata é crime conforme a Lei Federal 9.605/98 com implicação de multa, detenção e reclusão ao autor.
Os riscos de queimada aumentam ainda mais durante o período do verão amazônico, que inicia a partir de julho. Neste sentido, órgãos municipais têm atuado para combater os focos de incêndio em todo o município.
“Estamos na terceira semana no combate às queimadas. Nós estamos com a ronda das queimadas, com a Defesa Civil e a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento”, afirmou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Andrade.
Queimadas no Amazonas
Conforme os dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (SEMA), houve um aumento de 5,98% no número de alertas de queimadas em áreas de responsabilidade federal no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.
De janeiro a junho de 2023 foram registrados 390 focos de calor, enquanto que no passado a secretaria contabilizou 238 focos, dos quais, 101 foram realizados em terras indígenas, 62 em áreas federais, 38 em assentamentos, e 37 em unidades de conservação federal.
Em relação às áreas de gestão do Estado do Amazonas, houve um aumento de 2,32% na quantidade de focos de incêndio em 2023 em comparação com 2022.