Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O União Brasil entrou na disputa pela Prefeitura de Manaus, escolhendo o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, como pré-candidato. No entanto, o partido está dividido e nem todos os membros apoiam ou colaboram plenamente com sua candidatura.
Em Manaus, Cidade conta com um bom arco de alianças, incluindo partidos como PP, Podemos, PSB, PMB e PRD. Essa influência é refletida no apoio total e irrestrito de pelo menos 14 vereadores de Manaus, a maior parte dos deputados estaduais, e, crucialmente, o auxílio do governador do Amazonas, Wilson Lima (União), que é o principal articulador de sua campanha.
No entanto, é dentro do União Brasil que os problemas aparecem, como diz o ditado: “em casa de ferreiro, o espeto é de pau.” Na Aleam, o partido está fragmentado. Thiago Abrahim já deu sinais de que não apoiará Roberto Cidade. Thiago é filho do prefeito de Itacoatiara, Mario Abrahim, um dos prefeitos interioranos aliados do senador Eduardo Braga (MDB), que atualmente rivaliza com Wilson Lima. Este ano, Braga apoia David Almeida (Avante).
Leia também: Após polêmica, deputado propõe a criação da Polícia Legislativa para devolver PM cedidos à Aleam
Outro desafio para Cidade é o baixo empenho e engajamento nas campanhas por parte de alguns aliados do União. O deputado Dr. George Lins é um exemplo, com seu pai, o ex-deputado Belarmino Lins, disputando a Prefeitura de Fonte Boa, as atenções estarão voltadas para a campanha no interior.
Joana Darc também é uma aliada, porém não a mais próxima de Cidade. Na legislatura passada, eles chegaram a rivalizar em alguns momentos, disputando internamente a presidência da Aleam, que acabou sendo ocupada por Cidade. Portanto, não se espera um engajamento total de Joana em sua campanha.
Dessa forma, metade da bancada de deputados estaduais da sigla fica comprometida.
Câmara Federal
O partido tem o deputado suplente Pauderney Avelino, ex-secretário de Educação de David Almeida, que recentemente protagonizou um duelo pelo controle estadual do partido com Wilson Lima. Sua vaga na Câmara foi considerada um tratado de paz entre os líderes, então não é esperado envolvimento do parlamentar na campanha de Cidade.
O outro nome da sigla é Saullo Vianna, aliado do senador Omar Aziz (PSD), que recebeu apoio do prefeito David em 2022 e deve devolvê-lo neste ano. Portanto, Saullo não terá um papel ativo na campanha do candidato do União Brasil.
Câmara Municipal
Na Câmara Municipal, Roberto Cidade conta com apoio total dos quatro vereadores da sigla, que terão envolvimento e participação ativa nas eleições. O presidente da CMM, vereador Caio André, é seu principal aliado, com forte influência na zona Oeste de Manaus. A Profª Jacqueline, que tem bom acesso à classe dos professores, pode mobilizar um eleitorado engajado, especialmente após recentes insatisfações com a atual gestão envolvendo queixas de salário e condições de trabalho.
Everton Assis, atuante nas zonas Leste e Norte de Manaus, é evangélico e costuma apoiar projetos sociais nos bairros, o que facilita a conquista de votos. Diego Afonso, empresário do ramo de distribuição de petróleo, articulado e já foi presidente do União Brasil Municipal. Além disso, Cidade pode contar com o apoio de seu pai, o deputado Adjuto Afonso.
Projeto de poder
O União Brasil inicia uma empreitada audaciosa para assumir todos os grandes espaços de poder no Amazonas.
Atualmente, o partido é o maior do estado, contando com o governador do Amazonas, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) Caio André e o já mencionado presidente da Aleam.
Além disso, União Brasil possui quatro vereadores em Manaus, a maior bancada de estaduais com seis deputados, dois deputados federais e pelo menos metade das prefeituras no interior do Estado.