Roger Matos – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Amazonas anunciou na madrugada desta segunda-feira, 11/8, a saída de Rafael Lacerda do comando técnico aurinegro. O fim da passagem do treinador gaúcho, de 39 anos, acontece após a segunda derrota consecutiva no quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro – para o Paysandu, no último sábado, 9.
Segundo o clube, o vínculo com Lacerda foi encerrado em comum acordo. Em 18 meses à frente do Amazonas, foram 53 jogos, com 29 vitórias, 14 empates e 10 derrotas. Não há informações sobre os vínculos de outros membros da comissão técnica.
Vice-campeão gaúcho com o Caxias em 2020, Rafael Lacerda chegou ao Amazonas em março de 2022, durante o Campeonato Amazonense. A equipe caiu nas quartas de final do estadual, mas a prioridade era a Série D do Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Lacerda, a equipe conseguiu o inédito acesso à Série C.
Em 2023, Lacerda comandou o Amazonas na conquista do primeiro título estadual de sua história. Estreante na Série C, o Amazonas liderou boa parte da primeira fase e se classificou em terceiro ao quadrangular final, com duas rodadas de antecedência.
A sequência da competição trouxe derrotas para Botafogo-PB e Paysandu, complicando a busca aurinegra pelo acesso. O Amazonas volta a campo neste sábado, 16, contra o Volta Redonda, às 17h (de Manaus), na Arena da Amazônia.