Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Rita Lee é considerada a ‘padroeira da liberdade’, muitos chamam ela de Rainha do Rock, mas ela sempre gostou de ser intitulada assim“, a referência é da cantora amazonense Márcia Novo, que também disse que Rita trazia muito do seu estilo de vida para suas canções. “Era muito inspiradora“.
A notícia da morte de Rita Lee, na terça-feira, 9/5, repercutiu no mundo inteiro. Autoridades e artistas brasileiros manifestaram suas homenagens para a artista, mas também por sua postura ativa nas discussões de representatividade.
Para o compositor e cantor do Amazonas Wandler Cunha, que teve uma música gravada pelo grupo ‘Os mutantes’, no qual Rita Lee se apresentava nas décadas de 60 e 70, ela é um fenômeno igual aos Beatles.
“Na minha opinião a Rita Lee é insubstituível, ela é, realmente, considerada a Rainha do Rock Brasileiro e depois dela não tem mais ninguém para substitui-la ou continuar a obra que ela começou desde a época d’Os mutantes. A Rita Lee se tornou ímpar e vai continuar sendo ímpar, porque as músicas dela são contemporâneas e não vão morrer”
Wandler Cunha, compositor e cantor
Rita Lee se apresentou pela última vez em Manaus, na festa de réveillon na praia da Ponta Negra na virada de 2009 para 2010. Naquela noite, mais de 150 mil pessoas estiveram presentes para prestigiar a artista, que trazia um repertório comemorando 40 anos de carreira.
Despedida
Com fãs fazendo fila para se despedir, o velório de Rita Lee está aberto ao público e acontece nesta quarta-feira, 10/5, no Planetário do Ibirapuera, em São Paulo.
Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, apesar dos tratamentos contra doença, a artista faleceu aos 75 anos na última segunda-feira, 8/5. A notícia foi divulgada por sua família nas redes sociais. “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.
Famosos e amigos utilizaram as redes sociais para lamentar, homenagear e lembrar dos momentos vividos pela artista. O presidente Lula chegou a declarar luto oficial de três dias pela morte da cantora.