Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após uma carreta de grande porte desrespeitar a sinalização de altura máxima padrão (4 metros e 40 centímetros) e colidir com uma passarela, danificando parte da estrutura metálica, no último sábado, 6/7, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou, no último final de semana, uma intervenção viária na avenida Torquato Tapajós, na entrada do conjunto Santos Dumont, zona Centro-Oeste, sentido bairro-Centro.
A reconstrução da passarela pode levar, aproximadamente, seis meses, de acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, em entrevista para uma emissora local.
Leia também: Agentes de trânsito orientam motoristas após queda de passarela na Torquato Tapajós
Primeiramente, será trabalhado o projeto, depois vem a licitação e a contratação. Todas as medidas estão sendo tomadas junto a Procuradoria-Geral do Município (PGM) para que a prefeitura tenha garantia de que os custos venham a ser pagos por quem destruiu a passarela.
Medidas imediatas
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) explicou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, nesta segunda-feira, 8/7 que uma equipe da própria Secretaria executou, após atuação da Perícia Criminal, o serviço de limpeza e retirada dos escombros para a liberação do tráfego na via. O corpo técnico, de forma paralela, também realizou a vistoria e análise da estrutura da outra metade da passarela.
“No entanto, um novo projeto para construção e reforma da passarela será desenvolvido pelos técnicos do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e, se houver necessidade da participação da Seminf, equipes serão envolvidas no processo. Nesta manhã de segunda-feira a Seminf atua na reconstrução de calçada, meio-fio e sarjeta no trecho“, diz o órgão
Já por meio de sua assessoria, o IMMU explicou ao riosdenoticias.com.br que instalou um semáforo no trecho e implantou faixa para travessia de pedestre próximo à Estação de Transferência do Santos Dumont.
“Técnicos do IMMU já estão tomando providências para normalizar o fluxo de pedestres e de veículos no local. Uma das próximas medidas é avaliar se a estrutura na passarela no sentido Centro-Bairro pode ser liberada, com total segurança, para travessia de pedestres”, diz o Instituto.
O órgão também irá providenciar a elaboração de projeto para reconstrução da passarela no sentido bairro-Centro.