Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma reintegração de posse foi realizada na manhã desta quinta-feira, 11/7, na avenida das Flores, bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. No local haviam mais de 30 casebres.
Os moradores afirmam que estavam no terreno há três meses, que não houve aviso antecipado sobre a reintegração para que pudessem retirar seus pertences das casas e que nenhum documento foi apresentado como respaldo para a reintegração.
“Estamos aqui há três meses. Os policiais deram o prazo de três minutos para sairmos. Não houve aviso prévio para tirarmos nossas coisas. Os policiais chegaram usando spray de pimenta e balas de borracha. Temos crianças aqui, e eles agiram com muita ignorância”
Camilla Silva, moradora
Leia mais: Exército e BNDES firmam acordo para reestruturação do zoológico do CIGS, em Manaus
A Polícia Militar estava no local e demoliu as casas e barracos de madeira. As Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e o Batalhão de Policiamento de Choque precisaram conter os moradores que fecharam a via, interferindo no trânsito do local. Duas pessoas chegaram a ser detidas por desacato e desobediência.
“Pedimos apoio das autoridades. Estamos aqui por necessidade e estamos cientes de que ninguém é dono deste terreno, mas o povo precisa de uma moradia digna. Quebraram nossas casas, destruíram tudo. Isso é uma questão de necessidade. Fui liberado antes de chegar à delegacia”, afirmou o pastor Kendison Batista.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Polícia Militar para saber as razões da reintegração de posse, mas a instituição afirmou que a ação não é de autoria da PM e que estava no local para garantir a segurança.
*Com colaboração de Gabriel Lopes