Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Seca recorde na Amazônia, denúncias, Festival de Parintins, visitas dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Lula da Silva e Joe Biden, foram alguns dos momentos eternizados pelo fotojornalista da Rede Rios de Comunicação, João Dejacy, no ano de 2024.
“Fotografar é sempre um desafio, cada pauta é única. Mas uma certeza é a de que estamos registrando pedaços da história todos os dias e, com isso, buscando melhorias para a vida das pessoas”, destacou Dejacy
Leia também: Retrospectiva Rios 2024: relembre as principais notícias do ano
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS separou os principais registros do fotojornalista. O carrossel completo pode ser conferido no perfil do Instagram do portal.
Momento marcante
A seca severa deste ano, quando o rio Negro atingiu a cota recorde de 12,11 metros, foi um dos momentos que mais marcou João Dejacy.
“O ano de 2024 foi muito intenso, aconteceu um pouco de tudo, mas o fato de mais um ano ocorrer uma seca histórica é triste e mostra que estamos longe de uma conscientização sobre as mudanças climáticas”, apontou o fotojornalista.
A sensibilidade além das lentes é pré-requisito para grandes fotojornalistas, algo que Dejacy mostra ter de sobra ao relatar um conversa com um morador atingido pela seca deste ano, em Manaus.
“Moradores das áreas mais afetadas pela estiagem, sofrem em dobro e o mais triste é que de certa forma já estão ‘acostumados’ com o descaso. Um comerciante que arrastava sua canoa pelo rio seco disse uma vez: ‘é mas sempre foi assim mesmo, sempre foi difícil, essas coisas não mudam’, essa frase foi uma das coisas que mais me marcaram esse ano e reflete justamente o sentimento de que provavelmente ano que vem ocorra outra seca severa”, concluiu.