Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O rio Acre bateu a marca de 17,75 metros na medição desta segunda-feira, 4/3, com aumento de dez centímetros em relação ao domingo. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, esta é a segunda maior enchente registrada em Rio Branco.
A Defesa Civil do Amazonas havia emitido o alerta de enchente no domingo, 3, para os municípios de Boca do Acre, Guajará e Envira, no interior do estado. O rio persiste acima dos 17 centímetros na capital, desde quinta-feira, 29/2. A marca beira o registro histórico de 18,40 metros, em 4 de março de 2015, data da cheia histórica.
Leia também: Defesa Civil do AM emite alerta de enchente para Boca do Acre, Guajará e Envira
Como consequência do aumento, há uma possibilidade de inundação nos rios Acre e Purus, especialmente quando se trata da elevação na cota do rio Acre, que clama pela atenção da população às consequências de um transbordamento dos rios.
Os dados do clima mostram que nas últimas 24 horas a capital acreana recebeu um volume de chuva em 38,4 milímetros. A orientação da Defesa Civil é que a população esteja preparada para possíveis evacuações, além da necessidade de seguir as instruções das autoridades locais.