Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
RIO DE JANEIRO (RJ) – O estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Rio (SSP-RJ) solicitou apoio do governo dos Estados Unidos da América (EUA) para combater a expansão territorial da Organização Criminosa Comando Vermelho, conhecida como CV.
O Governo carioca se reuniu com membros do Serviço de Segurança Diplomática (DSS, em inglês) dos Estados Unidos (Departamento de Estado dos EUA que combate o crime internacionalmente) a fim de classificar o CV como organização criminosa transnacional.
Leia também: Crime organizado se tornou o principal empregador na Amazônia, aponta especialista
Documentos do DSS apontam que o CV está recrutando criminosos dentro do território americano, além de registros indicarem parceria entre o grupo criminoso brasileiro e cartéis da América do Sul para fornecimento de drogas.
Ao reconhecer a facção a nível transnacional, será possível permitir que outras agências do governo americano atuem para o combate ao grupo do RJ. Os líderes da organização também podem ser inseridos no sistema americano de imigração para evitar suas entradas no país.
Por meio de nota, o governo do RJ confirmou a reunião de alinhamento com os EUA. “Com isso, o Governo do Rio passaria a contar com uma cooperação internacional para combater, de forma mais eficaz, a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas no Brasil”, disse.
Confira a nota na íntegra
“Recentemente, representantes da Secretaria se reuniram com membros da Segurança Diplomática dos Estados Unidos para discutir a expansão territorial de uma das maiores facções criminosas do país. Durante o encontro, foi solicitado que essa facção seja classificada como uma organização criminosa transnacional. Com isso, o Governo do Rio passaria a contar com uma cooperação internacional para combater, de forma mais eficaz, a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas no Brasil”