Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Neste fim de semana, o nível do Rio Negro surpreendeu ao apresentar seu primeiro aumento em mais de quatro meses. Com uma subida de 17 centímetros nos últimos três dias, o rio atingiu a marca de 12,87 metros, nesta segunda-feira, 30/10.
No sábado e domingo, o rio subiu 10 centímetros, e nesta segunda o nível do Negro encheu mais 7 centímetros, totalizando 17 centímetros em três dias.
Desde o início de junho, o rio seguia em um constante declínio, resultando no recorde mínimo de 12,70 metros na última sexta-feira, 27/10. Na quinta-feira, 26, a cota permaneceu inalterada em 12,70 metros, mas o aumento observado neste fim de semana indica um novo capítulo na evolução do nível do Rio Negro.
Anteriormente, o recorde de seca era de 2010, quando o Rio Negro atingiu 13,63 metros. Contudo, no dia 16 de outubro deste ano, ele superou a marca, registrando 13,59 metros, estabelecendo um novo recorde histórico de vazante.
Leia também: Rio Negro não registra queda pela primeira vez em quatro meses
Com a estabilização do Rio Negro, cresce a esperança da população que sofre com os impactos ambientais da vazante prolongada.
Isso porque a seca histórica atinge diretamente cerca de 618 mil pessoas, afetando o abastecimento de alimentos na capital e no interior do Amazonas. Além de também afetar a pesca e o deslocamento da população ribeirinha.