Redação Rios
RIO PRETO DA EVA (AM) – A confirmação de um caso de Febre Amarela em Rio Preto da Eva (distante 81 km de Manaus) foi negada pela prefeitura do município. O órgão afirma que há um caso suspeito em análise mas que não se confirmou até o momento.
No dia 11 de abril, a Prefeitura de Rio Preto foi notificada com a suspeita de um caso da doença. O caso segue sendo investigado e acompanhado pelos órgãos competentes.
Em nota, a prefeitura informa ainda que a vacina “é a forma mais eficiente de proteção contra a Febre Amarela. A imunização é feita em dose única e protege durante toda vida“.
A Nota
A Prefeitura de Rio Preto da Eva, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que não há caso confirmado de Febre Amarela no município.
Um caso suspeito foi notificado no dia 11 de abril de 2023 e segue sendo investigado pelos órgãos competentes. Assim que a investigação for concluída a população será informada.
A doença
A febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridade.
Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: febre amarela urbana (FAU) e febre amarela silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra apenas pela localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro.
*Com informações da assessoria