Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Falta menos de um mês para o maior espetáculo a céu aberto do mundo, o 57º Festival Folclórico de Parintins. Durante três noites, nos dias 28, 29 e 30 de junho, os bois Caprichoso e Garantido se apresentam por até duas horas e meia, com a presença de 21 itens oficiais. Você já conhece alguns deles?
Os itens de modo geral são divididos em três blocos que seguem suas características. O “Bloco A” compreende quesitos comuns e musicais; o “Bloco B”, itens relativos à cenografia e coreografia; e o “Bloco C” reúne a parte artística do evento. Cada bloco é julgado por um grupo de três jurados com especializações voltadas para as necessidades do bloco.
Com objetivo de esclarecer quem são as pessoas que representam os itens individuais no Festival de Parintins, o quadro “Rios na Ilha”, do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, reuniu as principais informações sobre o que cada um deve desenvolver no Bumbódromo.
Leia mais: Lula virá ao Festival Folclórico de Parintins deste ano, garante ministro
Item 1 – Apresentador
Anfitrião, Mestre de Cerimônia, Porta-voz. A figura do apresentador, na prática, é quem conduz a apresentação chamando a atenção para cada etapa/item. É uma das figuras centrais do espetáculo por ser responsável por contar ao público toda a história que está sendo apresentada, com base no tema proposto. No Caprichoso o apresentador é o Edmundo Oran e no Garantido é Israel Paulain.
Item 2 – Levantador de Toadas
O levantador de toadas é o responsável por cantar as toadas, interpretando-as da melhor forma para garantir as pontuações e agitar a torcida na arquibancada do Bumbódromo. É isso mesmo, o item 2 é quem agita as galeras. No Caprichoso o levantador é o Patrick Araújo, já no Garantido é Sebastião Júnior. Sobrinho e tio em bois diferentes.
Item 5 – Porta-Estandarte
A porta-estandarte leva o pavilhão que representa a associação folclórica. Precisa conduzir com garra e força o estandarte. Os jurados avaliam o bailado, garra, desenvoltura, simpatia, elegância e alegria. No Caprichoso, Marcela Marialva, no Garantido, Lívia Christina.
Item 6 – Amo do Boi
O dono da fazenda, menestrel que tira versos dentro dos fundamentos da noite. Responsável por entoar versos exaltando o boi, sua torcida e claro, provocando o adversário. No Caprichoso, Prince do Caprichoso, no Garantido, João Paulo Faria.
Item 7 – Sinhazinha da Fazenda
Filha do dono da fazenda, representa uma jovem apaixonada pelo bumbá dentro do auto do boi. Os jurados avaliam beleza, leveza, graça, desenvoltura, simplicidade e alegria. Na arena, destaca-se o “Duelo das Valentinas”. No Caprichoso, Valentina Cid, no Garantido, Valentina Coimbra.
Item 8 – Rainha do Folclore
É representante da manifestação popular, as lendas, histórias e costumes. Quem interpreta a rainha deve apresentar-se com desenvoltura e indumentária, ressaltando as manifestações que formam a cultura brasileira. Os jurados avaliam: beleza, simpatia, desenvoltura e incorporação. No Caprichoso, Cleise Simas, no Garantido, Edilene Tavares.
Item 9 – Cunhã-Poranga
Moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã. Cunhã-Poranga é a moça mais bela da aldeia. São méritos para pontuação: beleza, simpatia, garra, desenvoltura e incorporação. É a nativa incorporando toda a ancestralidade dos povos indígenas. Mostra a luta e o poder da mulher. No Caprichoso, Marciele Albuquerque, no Garantido, Isabelle Nogueira.
Item 10 – Boi-Bumbá (Evolução)
Símbolo da manifestação popular, motivo e razão de ser do festival. Quem dá os movimentos é o tripa do boi, ao evoluir e bailar na arena, carregado de simbolismo e o propósito da festa. No Caprichoso, Alexandre Azevedo, no Garantido, Batista Silva e Denildo Piçanã.
Item 12 – Pajé
Curandeiro, xamã, sacerdote, ponto de equilíbrio das tribos. No Alto do Boi, quem salva o Pai Francisco da morte é o Pajé, que ressuscita o boi antes de uma tragédia acontecer. No Caprichoso, Erick Beltrão, no Garantido, Adriano Paquetá.