Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), atribuiu a sua derrota na eleição a prefeito de Manaus à velha política e na crise política envolvendo um esquema para interferir nas eleições em Parintins.
Em primeiro pronunciamento, após ser derrotado nas urnas, nesta terça-feira, 8/10, na tribuna da Aleam, Cidade disse que essa foi uma eleição “muito difícil”. “Foi uma eleição muito dura, muito brigada, uma eleição onde eu dei o meu melhor e fiz tudo o que era possível”, completou.
Dois dias depois da votação em que ficou em quarto lugar na disputa, Roberto Cidade enfatizou que se não fossem os ataques e a atuação da velha política, ele já estaria no segundo turno das eleições.
Leia também: Roberto Cidade falta ao último debate em meio à crise política e investigações em Parintins
“Se não fosse o mesmo modus operandi de políticos que fazem isso e tentam manipular as eleições e não jogam o jogo limpo, nós estaríamos no segundo turno”, disse o candidato derrotado.
Escândalo de Parintins e eleições em Manaus
Roberto Cidade foi questionado por um portal, se o caso de corrupção eleitoral em Parintins, com o objetivo de interferência nas eleições daquele município, foi responsável por modificar o cenário das eleições em Manaus.
“Com certeza, esse incidente de Parintins é uma situação que eu não tinha nada a ver, uma situação que eu não estava lá. Além disso, a eleição foi marcada por muitas fake news, muitos ataques, muitas coisas que eu não tinha nada a ver”, reiterou o deputado.
Vale lembrar que Cidade faltou a faltou ao último debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, antes do primeiro turno, em meio ao escândalo envolvendo interferência política em Parintins que resultou na exoneração de três secretários do governo Wilson Lima (União), seu principal aliado nessa disputa.
Além disso, a prima de Cidade, Adriana da Cunha Cidade está na mira da Polícia Federal, pois a sua residência, localizada no bairro Castanheira, em Parintins é mesma casa que aparece nos vídeos sendo usada para reuniões com secretários e policiais militares, como base para arquitetar interferências nas eleições municipais de 2024.
Aliado de Wilson Lima
Apoiado pelo governador Wilson Lima (União Brasil), Roberto Cidade ficou em quarto lugar na eleição, com 187.566 votos, o que representa 17,01% do total. Ele ficou atrás do atual prefeito, David Almeida (Avante), que recebeu 354.596 votos (32,16%), do deputado federal Alberto Neto (PL), com 275.063 votos (24,94%), e do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que conquistou 210.643 votos (19,10%).
Na reta final da campanha, o então candidato enfrentou grande desgaste devido às acusações sobre sua responsabilidade pelo aumento do IPVA e do ICMS, que foram aprovados pela maioria dos deputados estaduais em dezembro de 2022, com apenas três votos contrários.