Redação Rios
MANAUS (AM) – Criada em 2009 pelo artista Juarez Lima, a Romaria das Águas chega à sua 16ª edição em 2025, consolidada como um dos momentos mais emocionantes da Festa de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins. A procissão que homenageia a padroeira da ilha tupinambarana, acontece entre os dias 6 e 16 de julho.
Sendo considerada a segunda maior manifestação religiosa do Amazonas, a Romaria das Águas 2025 vai homenagear grandes nomes do Festival de Parintins, sendo eles o seu próprio fundador, Juarez Lima, e o artista plástico Jair Mendes, que morreu no último domingo, 16/3.
“Foi através deles, desses pioneiros, que hoje a gente se orgulha da nossa festa, se orgulha de falar dos povos da Amazônia, dos nossos indígenas e da Romaria. Sim, graças a eles que tudo isso existe”, destacou Juarez Filho em coletiva de imprensa.
Leia também: Valentina Cid é anunciada como embaixadora da Romaria das Águas
Há 16 anos, a celebração reúne milhares de fiéis em embarcações na comunidade rural Boca Lima, nas proximidades de Parintins. Durante a cerimônia, uma balsa sai do local com a imagem da Nossa Senhora do Carmo, feita por artistas locais, até o centro da cidade.
A procissão fluvial, que reúne embarcações em um cortejo de fé pelo rio Amazonas, celebra a devoção à padroeira da cidade e reforça a conexão entre espiritualidade, cultura e sustentabilidade. Este ano, a Romaria das Águas tem como tema “Maria, és a Árvore da Vida, da qual nasce Jesus: a Arca da Aliança, raiz ancestral da fé na Amazônia”.
Em sintonia com o Jubileu da Igreja Católica e a Campanha da Fraternidade 2025, que destaca a ecologia integral, o evento reafirma a importância da preservação da Amazônia e do compromisso da comunidade com sua fé e suas tradições.

Um legado que segue em frente
Em 2025, a Romaria presta homenagem ao seu idealizador, Juarez Lima, que transformou sua promessa em uma das mais belas manifestações religiosas do Amazonas. Agora, seus filhos, Thyago Lima e Juarez Filho, assumem a missão de conduzir essa tradição, garantindo que a Romaria das Águas continue a emocionar fiéis e a manter viva a devoção a Nossa Senhora do Carmo.