Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Está oficialmente definido o tempo de TV e Rádio que cada candidato a prefeito de Manaus terá no horário eleitoral gratuito, que terá início no dia 30 de agosto. O Plano de Mídia foi definido nessa sexta-feira, 23/4, em reunião no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
A definição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV segue a Resolução do TSE nº 23.610/2019, que estabelece a representação de cada partido político e de aliados na Câmara dos Deputados, resultante da eleição.
Cerca de 70 minutos diários serão reservados nas emissoras de rádio e TV para propaganda eleitoral gratuita, com inserções de 30 e 60 segundos distribuídas durante o dia, divididas entre candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). O tempo total de inserções dos candidatos, será divido ao decorrer do dia.
Leia mais: Com reeleição contestada, Maduro faz eleição para comunas na Venezuela
Roberto Cidade (União Brasil), da coligação “Manaus Merece Mais”, terá o maior tempo de propaganda eleitoral, obtendo 14 minutos e 24 segundos, com 30 inserções diárias. O segundo maior tempo ficará com Marcelo Ramos (PT), da coligação “Manaus Mais Forte”, que terá o tempo total de 9 minutos e 39 segundos, com 20 inserções.
Capitão Alberto Neto (PL), da coligação “Ordem e Progresso”, ficou com terceiro maior tempo e terá 8 minutos e 10 segundos, com 15 inserções. O atual prefeito David Almeida (Avante), da coligação “Avante, Manaus!” terá 7 minutos e 35 segundos de tempo total, com 14 inserções diárias.
Amom Mandel (Cidadania), da coligação “Liberta Manaus”, terá o tempo total de 2 minutos e 10 segundos, com 5 inserções. Candidatos de partidos que não atingiram a cláusula de barreira em 2022, como Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Wilker Barreto (Mobiliza) não terão direito ao horário gratuito.
Em sequência alternada ao longo de 35 dias de propaganda eleitoral, que acontecem entre 30 de agosto e 3 de outubro. A ordem de apresentação foi definida por sorteio. Amom Mandel será o primeiro a aparecer, seguido por Roberto Cidade, Marcelo Ramos, Capitão Alberto Neto e David Almeida.