Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Paulo Juvêncio de Melo Israel, de 63 anos, mais conhecido como Paulo Onça, é um dos grandes nomes do samba. O cantor foi vítima de agressão após um acidente de trânsito na madrugada de quinta-feira, 5/12, na zona Sul de Manaus.
Relembre a carreira do sambista com mais de 130 composições que marcaram o carnaval amazonense e carioca. Paulo iniciou sua trajetória musical aos 16 anos.
Seu primeiro grande sucesso foi na escola de samba Vitória Régia, em Manaus, com o enredo “Nem Verde e Nem Rosa”, que garantiu o título de campeã no carnaval dos anos 1990.
Outro destaque de sua carreira foi o samba-enredo “Ivete do Rio ao Rio”, escrito em parceria com Alan Vasconcelos, que também conquistou outro título. O sucesso da canção rendeu a Paulo convites para compor para a Escola de Samba Grande Rio em anos posteriores.
Confira um trecho do samba-enredo da Ivete Sangalo
“A Grande Rio vem dar um banho de axé,
Salve toda essa gente de fé,
O tambor da invocada promete,
Levanta a poeira, Ivete!
Brilha minha estrela, alumia o meu caminhar,
Menina baiana do Juazeiro,
Saudade mandou um cheiro.
Velho Chico… histórias fez lembrar,
Nossa Senhora sempre a me guiar,
Sol inclemente.”
Amizade com famosos
Paulo Onça também teve suas músicas interpretadas por grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Exalta Samba.
Em 1998, Paulo ajudou a levar à Sapucaí o samba-enredo “Parintins para o Mundo Ver”, do boi-bumbá Garantido, interpretado pela Escola de Samba Salgueiro.