Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O candidato a prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), denunciou um esquema que envolve a estrutura do Governo do Amazonas, que seria utilizado para favorecer a campanha de Brena Dianná (União), que conta com o apoio do governador Wilson Lima (União).
A denúncia feita no sábado, 28/9, se baseia em uma reunião entre secretários de governo e membros da cúpula da Polícia Militar, na qual foram discutidas ações para prejudicar os adversários políticos de Dianná.
Na reunião, estavam presentes Armando do Vale: diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), identificado pela blusa branca; Marcos Apolo Muniz: secretário de Cultura e Economia Criativa, usando blusa verde; Fabrício Barbosa: secretário de Administração, vestido de branco; Tenente-coronel Jackson Ribeiro: da Rocam, em blusa preta, além de outro oficial da tropa de choque que é chamado de “Capitão” no vídeo, mas até o momento não foi identificado.
De acordo com as gravações, um dos planos discutidos pelo grupo envolve a montagem de operações policiais com 28 homens da tropa de choque, destinadas a realizar abordagens seletivas a apoiadores de Mateus Assayag.
Armando do Valle – Diretor-Presidente da Cosama
Assumiu a presidência da Cosama em 2019, durante o primeiro mandato de Wilson Lima. Formado em Administração e Coach pela Sociedade Latino-Americana de Coaching, Valle já foi superintendente da Caixa e da SUHAB, além de secretário municipal de Finanças em Parintins.
Em 2021, ele enfrentou denúncias após suspeitas de ele usar o cargo para ameaçar e coagir funcionários da estatal a apoiar a candidatura de Wilson Lima nas eleições de 2022.
Fabrício Barbosa – Secretário de Administração
Fabrício Rogério Cyrino Barbosa assumiu a Secretaria de Administração e Gestão (SEAD) em agosto de 2021, sucedendo Inês Carolina Simonetti Cabral.
Antes, ocupava o cargo de secretário executivo de Gestão de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos.
Tenente-Coronel Jackson Ribeiro – Rocam
Jackson Ribeiro atuava no governo estadual desde 2019 e chegou a ser secretário-adjunto de Operações da Casa Militar até 2023.
Após convite do atual comandante da Polícia Militar do Amazonas, Klinger Paiva, ele aceitou o cargo de chefe das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
Marcos Apolo Muniz – Secretário de Cultura
Marcos Apolo está à frente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa desde 2019. Antes, foi ator e produtor cultural, possuindo formação em Arquitetura e especialização em produção de eventos.
Em setembro de 2022, ele pediu exoneração para coordenar a campanha de reeleição de Wilson Lima em Parintins.
O Portal Rios de Notícias entrou em contato com todos os envolvidos para solicitar esclarecimentos sobre sua a situação que envolvem denúncias de ações que podem comprometer a lisura do processo eleitoral em Parintins. Até o momento, não houve resposta, e o espaço permanece aberto para manifestações.