Rios de Notícias
São Paulo (SP) – A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o registro de dez casos de febre amarela em moradores do estado, dos quais seis resultaram em óbito. Nenhuma das vítimas havia sido imunizada contra a doença.
Além dos casos em humanos, foram identificados 30 macacos infectados nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco. No entanto, a secretaria descarta a ocorrência de febre amarela urbana, afirmando que a transmissão tem ocorrido apenas em áreas rurais.
O estado recebeu, até o momento, 1,9 milhão de doses da vacina contra a febre amarela, de um total de 6 milhões solicitadas ao Ministério da Saúde no início de 2025.
Com a proximidade do Carnaval, período de grande fluxo de viagens, a secretaria recomenda que pessoas que pretendem visitar áreas rurais ou regiões de mata busquem a imunização.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre súbita, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, dores pelo corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.
*Com informações da Agência Brasil