Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O deputado federal e atual titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), Saullo Vianna, confirmou, nesta quarta-feira, 19/2, que não disputará as eleições de 2026 pelo partido União Brasil. A declaração foi feita durante entrevista a um programa de rádio local e confirmada pela sua assessoria de comunicação logo em seguida.
No anúncio, o parlamentar explicou que mesmo mantendo boas relações com os membros do partido, não o considera uma opção segura para a sua próxima candidatura.
“Eu sou um homem de decisões, tenho uma convicção certa de que não permanecerei no União Brasil na eleição de 2026. Não vejo segurança nem para os outros, mas isso cabe a cada um. O União não é mais uma alternativa segura para mim”, afirmou.
Vianna também revelou que já dialoga com um grupo de possíveis candidatos a deputado federal para formar uma base sólida para 2026, ressaltando que legendas da capital federal mostram interesse em receber parlamentares de mandato. Embora não tenha anunciado oficialmente sua saída do União Brasil, o posicionamento de Saullo Vianna sinaliza a movimentação estratégica para as próximas eleições.
Nos últimos anos, o parlamentar tem ganhado protagonismo no Amazonas como um dos principais articuladores da política local e apontado como elo entre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o senador Omar Aziz (PSD). O apoio de Saullo à reeleição de Almeida para o Executivo Municipal pode ter agravado a tensão dele com o governador Wilson Lima (União Brasil), líder estadual da legenda, e acentuado ainda mais seu distanciamento do União Brasil.