Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A seca segue avançando no Amazonas. Em alguns municípios do interior, os rios estão próximos de atingir as médias históricas de vazante. Boca do Acre, Envira, Humaitá e Tabatinga registram os níveis mais críticos no estado.
Em Manaus, o Rio Negro chegou aos 23,28 metros nesta sexta-feira, 16/8. Desde o início da vazante, em junho deste ano, o afluente já baixou 3,57 metros na capital amazonense. O rio passa pelo período de transição para os níveis mais críticos de vazante, com média diária de redução de 13 centímetros.
Leia mais: Municípios do AM afetados por seca receberão ajuda humanitária, anuncia governador
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS realizou um levantamento com base nos dados do Painel do Clima do Amazonas, que disponibiliza informações, em tempo real das cotas diárias, com registros históricos de mínimas e máximas dos rios do estado, por meio de monitoramento hidrometeorológico.
No município de Tabatinga, o Rio Solimões registrou nesta sexta-feira, 16/8, a medição de 0,46 centímetros e está em nível crítico de vazante. Com média diária de descida em 7 centímetros, o Rio Solimões está a 1,32 metro de atingir a média histórica de -0,86, registrada em 2010.
Em Humaitá, o Rio Madeira também segue em tendência de descida, registrando nível crítico de vazante. No município, o afluente mediu 9,74 metros nessa quinta-feira, 15, estando a apenas 1,64 metro para chegar ao menor índice já registrado, na seca severa de 2023.
No Rio Juruá, o município de Envira também está em nível crítico de vazante. Nesta sexta, 16, o Rio Juruá mede 3,28 metros, com média diária de redução de 7 centímetros por dia. O afluente está 2,18 metros da marca histórica de 1,10 metro, de 1998.
Em Boca do Acre, o Rio Purus está a apenas 0,53 centímetros de atingir a média histórica de 1998. A estiagem no município também está em estado crítico e o Rio Purus atingiu nessa quinta, 15, a marca de 4,02 metros. Apesar da situação, o afluente está com média diária de redução de apenas um centímetro por dia.