Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Imaculada Conceição, tem uma importância especial para a fé cristã, por se tratar da padroeira do estado do Amazonas e também da cidade de Manaus.
A tradicional festa da padroeira mobiliza fiéis de Manaus e de todo o estado neste domingo, 8/12. Sendo celebrada na Catedral Metropolitana de Manaus, a data marca o encerramento de um novenário iniciado em 28 de novembro, que trouxe momentos de oração e reflexão com o tema “Com Maria Imaculada, somos peregrinos da esperança”.
O pároco da Catedral, padre Flávio Gomes, explicou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS o motivo de Nossa Senhora da Conceição ser a padroeira tanto de Manaus quanto do Amazonas.
“No século XVII, os carmelitas missionários construíram aqui uma igreja de palha em louvor à Nossa Senhora da Conceição. A devoção começou ali, se enraizando profundamente no povo de todo o estado”, contou o sacerdote.
Leia também: Carnaval de Manaus: saiba ordem do desfile das escolas de samba em 2025
A fiel Dalva Nascimento, de 55 anos, participou da última noite do novenário e falou sobre a importância da celebração, onde está presente todos os anos. “Ontem [5/12] acompanhei de casa, mas hoje decidi vir. É a última novena, e Nossa Senhora é muito importante para mim. Não podia faltar”, disse.
O padre Marcos Aurélio, que conduziu o encerramento do novenário, destacou o papel da padroeira como símbolo de proteção e esperança para os fiéis. “A devoção a Nossa Senhora tem raízes profundas porque ela representa proteção. Assim como protegeu o Menino Jesus, ela está presente nas alegrias e dificuldades dos que a têm como padroeira”, ressaltou.
“E para a igreja católica, Nossa Senhora com tantos nomes é uma só: a mãe de Deus. E o sentido de padroeira, é o sentido de proteção, por isso muitos fiéis criaram esse devoção, são raizes”, concluiu o padre.
Com programação especial, a festa litúrgica celebra não apenas a fé cristã, mas também a identidade cultural do povo amazonense, que mantém viva a tradição passada por muitas gerações.
A celebração terá como fechamento uma procissão e a missa solene na Catedral, finalizando mais um período de intensa devoção à padroeira do Estado e de Manaus, a Imaculada Conceição.