Redação Rios
MANAUS (AM) – Nesta quarta-feira, 5/6, uma manifestação está sendo organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM) e ocorrerá a partir das 9h, em frente à sede do Ibama, na rua Ministro João Gonçalves, Distrito Industrial I.
A manifestação aponta as reclamações dos servidores como a sobrecarga de trabalho, falta de equipamentos e ausência de concurso público para a recomposição do quadro operacional.
Os servidores federais do Ibama e outros órgãos ambientais estão em campanha por reajustes salariais e melhorias estruturais desde o início do ano. A campanha salarial de 2024 busca recuperar as perdas inflacionárias acumuladas desde 2010, além de outros benefícios não financeiros, como a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a implementação de uma convenção coletiva de trabalho para servidores públicos.
Leia mais: Festival de Parintins: Ilha dividida em azul e vermelho encanta turistas
Desde março, algumas categorias iniciaram paralisações para pressionar o governo a atender suas demandas. No caso do Ibama e do ICMBio, as negociações com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) não têm avançado de forma satisfatória.
A proposta governamental foi rejeitada por não contemplar as principais reivindicações, como a manutenção das gratificações de desempenho, a redução da defasagem salarial entre os níveis intermediário e superior, e a parametrização com a tabela salarial da Agência Nacional de Águas (ANA).
O Sindsep-AM está organizando o evento e mobilização dos servidores públicos federais no Amazonas. A mobilização pretende protesta contra o governo sobre a relevância de investimentos contínuos no setor ambiental, fundamental para a sustentabilidade e a qualidade de vida no país.
*Com informações da assessoria