Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira, 10/7, o texto que regulamenta a Reforma Tributária. Os oito deputados do Amazonas participaram da votação e apenas Silas Câmara (Republicanos) votou a favor do texto, que prevê a exclusão de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
O texto-base foi aprovado por 336 votos favoráveis, 142 contrários e 2 abstenções. Os deputados do Amazonas: Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Átila Lins (PSD), Capitão Alberto Neto (PL), Pauderney Avelino (União Brasil), Saullo Viana (União Brasil) e Sidney Leite (PSD) votaram contra o texto.
Leia mais: Câmara aprova texto-base da reforma tributária com trava no IVA
Silas Câmara (Republicanos) por ter o pleito da bancada evangélica atendido, no sentido da não tributação das igrejas, votou a favor. A decisão causou controvérsia entre a bancada do Amazonas, que espera reverter as mudanças no Senado.
“A bancada demonstrou sua insatisfação pela falta de comprometimento. Essas alterações deveriam ter a garantia de que a ZFM não seria prejudicada, mas eles não cumpriram o que foi acordado”, afirmou o deputado Átila Lins, criticando a decisão.
Um dos principais pontos prevê a exclusão de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, o que pode prejudicar a competitividade e impactar negativamente a economia local.
O texto segue para o Senado, que ainda pode fazer ajustes ou sugestões de alterações. O deputado Silas Câmaras até o momento não se pronunciou sobre o seu voto no projeto.