Redação Rios
BRASIL – Após o blecaute que atingiu todas as regiões do país na manhã desta terça-feira, 15/8, o Ministério de Minas e Energia informou que, no Norte e Nordeste do país, o sistema de energia opera com 30% e 73% da capacidade.
Ainda de acordo com o Ministério de Minas e Energia, o Sul, Sudeste, Centro-Oeste do Brasil já contava com o sistema de energia normalizado.
“Neste momento, como de praxe, as ações são tomadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, que tem a responsabilidade legal de operar o sistema elétrico brasileiro, acompanhadas pelo Ministério de Minas e Energia, Aneel e por demais autoridades do governo federal, e comunicadas e informadas também às autoridades dos governos estaduais”, informou o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.
Amazonas
A Amazonas Energia informou, ainda na manhã desta terça-feira, “que normalizou cerca de 50% da sua carga para o período do dia através de geração interna e da Usina Hidroelétrica de Balbina”.
Linhão de Tucuruí
Ainda de acordo com a concessionária, “o Linhão de Tucuruí continua inoperante pelo Operador Nacional do Sistema – ONS”.
Devido a isso, as cidades de Parintins e Itacoatiara que estão interligadas ao Sistema Interligado Nacional estão sem energia. Já as cidades de Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo “estão com as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas”.
*Com informações da Agência Estado