Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O site oficial de matrículas da rede pública de educação do Amazonas foi suspenso nesta quarta-feira, 15/1, data prevista para a inscrição de novos alunos tanto na capital quanto no interior do estado.
Em nota, a Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), empresa responsável pela administração da plataforma, informou que o site matriculas.am.gov.br está temporariamente fora do ar por medidas de segurança.
Leia também: ‘Serei candidata em 2026’, confirma Maria do Carmo ao reafirmar a educação como sua prioridade
De acordo com a empresa, está sendo realizada uma análise detalhada para garantir que o serviço seja retomado com estabilidade e segurança.
O início do processo de inscrição, inicialmente previsto para a madrugada desta quarta-feira,15, será retomado na quinta-feira, 16, no mesmo endereço virtual.
Instabilidade nas transferências escolares
Esta é a segunda vez no ano que o site de matrículas apresenta instabilidade. Na última segunda-feira, 13, o sistema enfrentou problemas na autenticação de usuários, o que afetou alunos que estavam solicitando transferências escolares. Em resposta, a Prodam suspendeu temporariamente o serviço até que o problema fosse solucionado.
Quando o site voltou a operar, as vagas para as escolas desejadas já não estavam mais disponíveis. Uma das reclamações veio da dona de casa Francilene Lima, que tentou transferir seu filho de 11 anos, que cursará a sexta série do ensino fundamental em 2025.
“Entrei no site à meia-noite e fiquei a madrugada toda até as 5h da manhã sem conseguir nada. É uma falta de respeito, porque a gente faz esse esforço e só dava ‘fora de área’”, afirmou Francilene ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.