Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Suelen Gonzaga, renomada radialista e comunicadora amazonense, integrante da equipe da Rádio RIOS FM 95,7, conquistou o marco histórico ao se tornar a primeira mulher a apresentar o tradicional Festival Folclórico de Parintins, após 54 edições do evento.
“Eu sou a primeira mulher a apresentar o Festival Folclórico de Parintins, que hoje tem uma proporção mundial e vai quebrar barreiras, sabe? Vai ultrapassar os limites do preconceito. O lugar que sempre foi ocupado por homens, hoje tem uma mulher dentro do Bumbódromo falando para milhares de pessoas. Eu me sinto vitoriosa e representante da classe feminina, especialmente das mulheres da comunicação”, diz orgulhosa.
O Festival de Parintins começou em 1913, com a fundação do Boi Garantido por Lindolfo Monteverde, e do Boi Caprichoso pelos irmãos Roque, Felix e Raimundo Cid, no mesmo ano. A partir daí, o evento se tornou uma das maiores celebrações culturais da região amazônica, com ricas manifestações folclóricas, alegorias imponentes, danças vibrantes e as tradicionais toadas. Desde sua estreia, era apresentado apenas por homens.
Tudo mudou em 2022, quando duas mudanças significativas ocorreram: a cantora Márcia Siqueira assume como a primeira levantadora de toadas do Garantido e a comunicadora Suelen Gonzaga é convidada pelo Governo do Amazonas para ser a primeira apresentadora oficial do Festival que encanta o mundo todos os anos.
Leia também: Direto do Kwati Club, Rádio RIOS FM 95,7 transmite Festa dos Visitantes nesta quinta-feira, 29
Suelen Gonzaga iniciou sua carreira em 2006 como radialista no município de Itacoatiara, a 269 quilômetros de Manaus, na Rádio Comunitária Pedra Pintada, de Alberto Iannuzzi Neto e David Braga Filho. Sua paixão pela comunicação e sua curiosidade incansável a impulsionaram nesse caminho.
“Comecei muito jovem na minha cidade, apresentando algumas coisas pequenas como festas religiosas, arraiais tradicionais. Depois recebi o convite para apresentar o Festival da Canção de Itacoatiara, que já foi o maior Festival de música do Norte do País, e permaneci por dez anos. Eu acho que quando você faz aquilo que ama, você busca melhorar, se profissionalizar e, as coisas vão acontecendo. Foi isso que me motivou a vir para Manaus para estudar”, revela.
“Mesmo sendo lugar ocupado por homens na sua marioria, eu entrei nesse mercado, porque eu tive muita garra e muita força. Hoje, eu também apresento os shows da Fábrica de Eventos, que é gigante e promove os melhores eventos de Manaus. Estou com eles há alguns anos e hoje a Fábrica também é parceira da nossa emissora da Rios FM. Não foi fácil. Mas olha só a gente chegando lá!”, comemora.
A versatilidade de Suelen é notável em seu currículo profissional. Além de trabalhar na emissora de rádio, ela também atuou como repórter de televisão e fez parte do departamento comercial de uma emissora de grande porte.
No entanto, Suelen revela que sua verdadeira paixão sempre foi o rádio, onde pode expressar sua personalidade e estabelecer uma conexão única com os ouvintes. Vale mencionar que ela também teve uma experiência como cantora em uma banda de forró.
“O rádio realmente é a minha paixão. Eu acho que foi uma junção de todas as experiências que tive que criou uma apresentadora de eventos. Tudo contribui. Eu me sinto realizada quando eu estou no palco, e agora no Bumbódromo de Parintins“, disse.
Após sua passagem no departamento comercial, Suelen trabalhou na Rádio Cidade. Em Itacoatiara, desempenhou o papel de repórter de TV, em um programa local. Além disso, aos sábados, ela apresentava um programa que cobria eventos locais.
Durante a pandemia, em busca de um novo ambiente, a comunicadora decidiu morar no interior do Ceará, em Paracuru. Foi lá que ela recebeu um convite para trabalhar na Rádio Mar Azul. Em seguida, a radialista recebeu um chamado de Camila Caetano que, na época, ocupava o cargo de Diretora Comercial na Rádio Viva, para retornar a Manaus e ingressar na equipe da emissora.
De volta a Manaus, Suelen prosseguiu com determinação na construção de sua notável trajetória na área da comunicação, alcançando mais uma grande conquista como a apresentadora oficial do Governo do Amazonas no Festival de Parintins. Seu sucesso serve como inspiração para as mulheres que desejam seguir carreira nesse campo, e Suelen deixa uma mensagem de incentivo para todas elas.
“Eu me inspirei em grandes mulheres e acho que o primeiro conselho é: não tenha medo! Por muito tempo, eu me sentia intimidada pelos homens, seja dentro de uma cabine de transmissão ou em um palco. No início, eu deixava que eles conduzissem tudo. Mas a gente vai amadurecendo e entendendo onde é o nosso lugar. E vai se posicionando e empoderando. Então, não tenha medo, seja qual for a profissão. Mas especialmente para área da comunicação, não pare porque a gente está ocupando o nosso espaço, mulherada”, incentiva.
Suelen Gonzaga com seu talento e trajetória notável traz consigo uma bagagem rica e experiências diversas, que agora são direcionadas para a apresentação do Festival Folclórico de Parintins. Sua presença no evento representa um marco significativo na busca pela igualdade de gênero e na valorização das mulheres na comunicação e na cultura.