Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Hoje 14 de junho de 2024, a situação do rio em Tabatinga no Amazonas está secando muito forte, muito forte mesmo, que Deus tenha misericórdia”, esse é um relato de um morador gravado em vídeo que começou a circular nas redes sociais, desde a última sexta-feira, 14/6. No registro as pessoas andam um longo percurso até chegar nas embarcações.
O morador bastante preocupado mostra o nível baixo do rio Solimões no porto de Tabatinga, a 1.108 quilômetros de Manaus. A situação já começa a preocupar os moradores que passaram pela grande seca em 2023.
Leia também: Amazonas orienta população sobre medidas preventivas para minimizar os efeitos da estiagem
A previsão para este ano é de uma seca mais severa ainda devido aos níveis mais baixos dos rios esperados para o período, aponta a Defesa Civil do Amazonas.
Normalidade
O Tenente Charlis Barroso, chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado (Cemoa), informou por meio da assessoria ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que, até o momento, no que diz respeito ao nível do rio na região, está dentro da normalidade para o início do processo de vazante.
Desde o mês de janeiro a Defesa Civil tem realizado reuniões com setores da indústria, do comércio, poderes públicos, empresas de telecomunicações, concessionárias de água e de energia para fornecer informações e coordenar ações de prevenção diante da possibilidade de outra severa estiagem em 2024.
Está em andamento também um plano de trabalho estadual para que as secretarias atuem em metas prévias para minimizar os efeitos da estiagem.