Letícia Rolim e Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com maioria de votos, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou o título de “Cidadã Amazonense” a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A aprovação mostrou força do bloco de direita e é uma estratégia dos apoiadores do ex-presidente para manter a ‘chama do bolsonarismo acesa na capital.
“A concessão do título de cidadã do Amazonas à Michelle Bolsonaro é uma forma de reconhecer o seu trabalho e apoio aos desvalidos do Estado, que contam apenas com as entidades sociais, para garantir o atendimento de suas necessidades pontuais”.
Deputada Débora Menezes (PL), autora da homenagem
Conforme a deputada, a ex-primeira-dama viabilizou distribuição de cestas básicas no Amazonas. Sem informar quais eram os projetos e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) responsáveis pelas ações sociais. A parlamentar destacou que as atividades se intensificaram durante a pandemia da Covid-19.
Tanto a deputada Débora Menezes quanto o seu pai, o ex-superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes, relacionaram a imagem de Jair Bolsonaro em suas campanhas nas Eleições 2022. Coronel Menezes recebeu forte apoio do ex-presidente na disputa para o Senado.
Votação
A proposta foi apresentada em março e foi aprovada em Plenária na quarta-feira, 26/4, com 19 votos.
Votaram a favor Abdala Fraxe (Avante), Cabo Maciel (PL), Cristiano D’Angelo (PL), Dan Câmara (PSC), Débora Menezes (PL), Delegado Péricles (PL), Felipe Souza (Patriota), Francisco Gomes (PSC), João Luiz (Republicanos), Mário César Filho (União Brasil), Roberto Cidade (União Brasil), Rozenha (PMB), Wanderley Monteiro (Avante) e Wilker Barreto (Cidadania).
Já os deputados contrários à medida foram: Sinésio Campos (PT), Adjuto Afonso (União Brasil), Carlos Bessa (PV), Alessandra Campelo (PSC) e Mayra Dias (Avante). Joana Darc (União Brasil) estava presente e se absteve a votar.
Leia também: Bolsonaro confessa que conversou com o ex-chefe da Receita sobre joias
Ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, a deputada estadual Mayra Dias informou que votou contra a proposta por considerar que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não realizou trabalhos relevantes para o Amazonas ao ponto de receber o título de “Cidadã Amazonense”.
“Votei contra por achar que [Michele Bolsonaro] não atende o pré-requisito, que é ter um trabalho relevante no Estado, tendo em vista que um título de cidadão amazonense é como se você estivesse dando um certidão de nascimento”.
Deputada Mayra Dias
Critérios
O cientista político Carlos Santiago analisou a controvérsia em torno da concessão da honraria à Michelle Bolsonaro. Ele sugeriu que a legislação que rege a concessão de títulos deveria ser revista para estabelecer critérios mais efetivos e realistas para conceder uma comenda tão significativa.
Em sua avaliação, a Aleam deve tomar medidas para garantir que o título seja destinado apenas para pessoas com serviços prestados e qualidades éticas que orgulhem os amazonenses.
“Uma pessoa extremamente comprometida com o Estado, com os amazonenses, que dê orgulho aos amazonenses tem que receber essa comenda tão importante. Hoje, a Assembleia distribui o título de ‘Cidadão Amazonense’ como troca eleitoral, apenas para beneficiar imagens e eleitoralmente determinados parlamentares”, observou.