Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Trabalhadores foram soterrados nesta terça-feira, 12/3, após um barranco desabar em uma área de obra particular no conjunto Duque de Caxias, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. As vítimas foram identificadas como Wigson de Oliveira Matos e Francisco Camilo de Souza.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois homens foram atingidos com o desbarrancamento e resgatados com vida.
“Uma das vítimas foi logo retirada pelos bombeiros e conduzida pelo Samu para uma unidade hospitalar. No entanto, a segunda vítima foi mais atingida, ficando com o corpo totalmente soterrado. As equipes do Corpo de Bombeiros constataram que o homem estava consciente e fizeram uma abertura para que ele conseguisse respirar enquanto escavavam”, relatou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Orleilso Muniz.
Leia mais: Obra é embargada no largo de São Sebastião, no centro de Manaus
Após a retirada do segundo trabalhador, que esteve consciente durante toda a operação de resgate, ele foi estabilizado em prancha rígida e recebeu atendimento pré-hospitalar. Na sequência, foi encaminhado pela equipe do Samu para receber atendimento médico em uma unidade hospitalar.
‘Desastre anunciado’
O morador de uma casa situada na área acima do barranco, André Pedrosa, conta que mora no local há 26 anos. Ele explica que a área sempre foi considerado de risco.
“A gente sempre teve o maior cuidado porque já tivemos outras ocorrências no passado aqui neste terreno. Uma empresa comprou o local, mas não colocou placa, nenhuma informação que identificasse que a obra estivesse autorizada”, disse.
O morador comentou que se tratava de uma construção de um galpão, e que já havia denunciado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), sobre a obra que segundo ele estava irregular.
“Um funcionário me falou que ele avisou o mestre de obras que o barranco estava rachando, então mesmo assim estavam assumindo o risco de vida das pessoas. Sorte que não morreu ninguém”, afirmou o morador.
Após rumores de que se tratava de trabalhadores de uma obra pública, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) explicou que não há funcionário do órgão vitimado pelo soterramento.
A Seminf esclareceu que a equipe do Distrito de Obras da área atuava em um canteiro próximo ao local e foi acionada para auxiliar nas buscas.
Dadas as circunstâncias, a Defesa Civil do Município foi acionada e se desloca para atuar com suporte aos trabalhadores. Equipes do Samu também seguem no local para atender as vítimas.
*Com colaboração de Vívian Oliveira