Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Trabalhando com honestidade”, afirmou Marcelo Fonseca, proprietário de uma loja de aparelhos celulares e acessórios localizada no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus. Ele é alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Receita Federal e Polícia Federal (PF).
A ação faz parte da Operação “Hidden Circuit”, que ocorreu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 28/11, e investiga influenciadores digitais suspeitos de ensinar seguidores a importar produtos de forma clandestina. Em postagens nas redes sociais, Marcelo Fonseca declarou que sua loja opera dentro das normas da lei.
“Marcelo da Apple Tech, estou aqui na Polícia Federal e agora estou indo embora para casa. Teve uma operação que eles fazem mesmo para certificar, para ver se está tudo ok. A loja está aberta. Se tivesse alguma coisa errada, esse carro nunca ia sair daqui. Então, nós estamos aí há oito anos trabalhando com honestidade, com total certeza de que trabalhamos dentro da lei”, afirmou o empresário.
Investigações
As investigações apontam que o grupo atua na importação clandestina, transporte, depósito e comercialização de produtos nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas. Segundo a Receita Federal, o prejuízo estimado aos cofres públicos devido à sonegação de tributos pode chegar a R$ 80 milhões por ano.
De acordo com a PF, a organização criminosa é composta por diversos integrantes com divisão de tarefas especializadas, permitindo a realização da importação ilícita, comercialização, distribuição e entrega de aparelhos eletrônicos.
A reportagem não conseguiu entrar em contato com Marcelo Fonseca. O espaço segue aberto.