Redação Rios
MANAUS (AM) – O influenciador Will Robson terá que excluir postagens do Instagram que traziam informações falsas sobre o candidato à prefeito de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL), após decisão da 59ª Zona Eleitoral, da Justiça Eleitoral do Amazonas. A decisão de urgência foi publicada nessa quinta-feira, 25/10.
Com mais de 688 mil seguidores, Will Robson ficou conhecido após seus vídeos viralizarem com o bordão: “Tu quer um marido”. O influenciador publicou conteúdos que alegam que Alberto Neto destinou apenas 1,5% de emendas parlamentares para o Amazonas e que teria votado contra a Zona Franca de Manaus.
As alegações, semelhantes às usadas pelo atual prefeito David Almeida (Avante) para criticar o candidato, de acordo com o juiz eleitoral Jean Carlos Pimentel dos Santos, “não correspondem à realidade”, destacando o potencial dano das publicações devido à proximidade do segundo turno.
“A alegação de que o autor teria destinado apenas 1,5% de suas emendas ao Amazonas foi categoricamente refutada por documentos públicos que indicam montantes consideráveis direcionados à capital e ao interior do estado, especialmente em áreas como saúde e segurança”, explicou o magistrado.
Além da remoção imediata das postagens, o influenciador está proibido de divulgar novas alegações falsas em qualquer meio. Em caso de descumprimento, ele poderá ser multado em R$ 50 mil e ter a conta do Instagram suspensa até o dia seguinte ao segundo turno.