Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Devido aos elevados índices de poluição do ar nesta quinta-feira, 19/9, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, tanto na capital quanto no interior do estado, até sábado, 20/9.
No comunicado, a UEA afirma que a suspensão está “seguindo as orientações do Grupo Gestor de Enfrentamento à Estiagem, Mudanças Climáticas e Ambientais, pois, no monitoramento diário pela plataforma Selva, os níveis de poluição ultrapassam 125 mcg/m³ em algumas áreas do estado”, informou a gestão.
“Neste sentido, todas as atividades acadêmicas devem ser realizadas remotamente, a fim de evitar prejuízos que podem ser causados pela ausência das atividades presenciais”, enfatiza o comunicado.
Outro ponto destacado pela Universidade é o cuidado com a saúde, recomendando o uso de máscaras em ambientes externos, preferencialmente dos tipos PFF1, PFF2, PFF3 ou máscaras cirúrgicas, que são as mais eficazes para a retenção de partículas maiores dos poluentes no ar. O comunicado também reforça a importância de manter a hidratação constante.
Já a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abriu a possibilidade para que os alunos realizem as atividades de forma remota, a partir das 12h (horário local) desta quinta-feira, 19, até o dia 21/9, devido às mudanças climáticas no estado.
Leia mais: Fumaça volta a encobrir Manaus e registra qualidade do ar ‘péssima’